Apresentação
A estatística geralmente é percebida como desafiadora e por vezes distante de problemas da comunidade externa à universidade. Tratar dados, formular modelos e explicar realidades específicas, embora relevantes, imprimem uma percepção de desconexão da comunidade local. Um meio de aproximar a estatística, como área do conhecimento, da comunidade é através de ações de educação diretamente relacionadas à vida das pessoas. A população de maneira geral é sensível ao custo de produtos e serviços de grande peso no orçamento doméstico. Neste contexto, a estatística é um importante auxílio no ato de consumo. Índices de variação de preços são uma ferramenta importante para detectar práticas de preços abusivos, identificar tendências, etc. Esta ação propõe a aferição periódica de variação de preços de produtos e serviços relevantes na comunidade local (Varginha-MG). Os resultados serão utilizados em publicações didáticas para popularizar conceitos de estatística e orientar em atos de consumo.
Objetivos
1) Capacitar os participantes a coletar e analisar dados de preços de produtos e serviços relevantes para a comunidade local. 2) Promover a compreensão estatística sobre inflação, ensinando a calcular índices de preços e interpretar variações. 3) Incentivar a aplicação prática dos conceitos aprendidos no cotidiano, ajudando os participantes a tomar decisões financeiras mais informadas. 4) Conectar os dados locais com os contextos macroeconômicos, mostrando a relevância da análise estatística para a compreensão da economia como um todo. 5) Contribuir para a literacia estatística, promovendo a interpretação crítica de dados econômicos, e ampliar o entendimento sobre as causas e os efeitos da inflação.
Justificativa
O orçamento familiar é altamente impactado por preços de alguns produtos e serviços sensíveis. Esta influência pode ser direta ou indireta. Alguns exemplos podem ser citados: Fornecimento de energia elétrica, água, itens e serviços de alimentação, combustíveis etc. No seguimento alimentício, a alimentação fora de casa é um importante item de consumo. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares POF 2017-2018 realizada pelo IBGE, de todos os gastos com alimentação, 32.8% são para alimentação fora do domicílio. Assim, preços praticados na prestação de serviços de alimentação (restaurantes, delivery) são uma importante componente no planejamento financeiro das famílias. Os combustíveis são outro exemplo de preço sensível. Para ter dimensão dessa importância, o número de veículos licenciados em Varginha-MG, cidade da realização do projeto, é de 90771 (Dez-2023 Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN). Sua influência é direta, atingindo os proprietários de veículos, ou indireta considerando que o consumo de produtos e serviços dependem de custos associados à logística (Transporte de mercadorias/insumos). Assim, acompanhar a evolução dos preços no contexto local orienta o consumidor na sua alocação de recursos, assim como pode ajudar na identificação de práticas abusivas.
Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL - MG, Campus Varginha, bem como a comunidade externa, especialmente os consumidores de produtos e serviços que serão alvo de levantamento.