Apresentação
Através da Disciplina Optativa ofertada na UNIFAL-MG intitulada "Desvendando os Enigmas entre a Biologia Molecular e a Neurociências", iremos propor no projeto "Vivências e Práticas Interdisciplinares em Saúde e Desenvolvimento Humano", atividades de extensão com os discentes dos cursos de graduação na área da saúde e biológicas, evidenciando os princípios do desenvolvimento e saúde humana. Iremos fazer duas visitas acadêmicas no Centro Municipal do Autismo (CMA) da cidade de Alfenas-MG possibilitando acompanhamento interdisciplinar do CMA, onde faremos troca de saberes, experiências e conhecimentos com os profissionais (médicos, psicólogos, pedagogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, etc). Além disso, faremos um infográfico fazendo uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações e reflexões geradas ao longo do projeto. O objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara e publicar em redes de divulgação científica.
Objetivos
O projeto tem como objetivo oferecer e elucidar, através da prática no CMA com os terapeutas/profissionais da saúde, com a sociedade e familiares de neurodivergentes, uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar para discentes das áreas de saúde e biológicas da UNIFAL-MG. Sendo assim, a visita propiciará a troca de saberes, vivências e conhecimento desvendando os mistérios e as relação de algumas patologias associadas ao Transtornos de Neurodesenvolvimento (como TEA, TDAH, etc), psicofármacos e correlacionar a Neurociências com a Biologia Molecular nesse contexto. Além disso, uma reflexão, através de rodas de conversas e imersão, será evidenciada através da construção de infográficos que serão disponibilizados em redes sociais e na Universidade.
Justificativa
O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento de etiologia desconhecida que afeta 1:68 crianças nascidas. É caracterizado por atraso ou ausência de comunicação verbal, contato visual, interação social e outros. Estudos, particularmente da última década, tem apontado a importância das abordagens interdisciplinares, multiprofissionais e orientação familiar, principalmente as iniciadas o quanto antes (até 2 anos de idade). Desta maneira, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, criou o Programa de Apoio às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro Municipal do Autismo-CMA), com a perspectiva de ampliar os serviços à essa comunidade e promover a inclusão, estruturando a rede de apoio a pessoa com autismo, TDAH, etc., através de políticas públicas de suporte aos familiares destes. Levar o aluno para interagir no CMA, evidenciando as intervenções interdisciplinares têm como objetivo fazer uma junção entre conhecimentos e disciplinas, que intercedam efetivamente na qualidade de vida desta população desde o diagnóstico até o período pós-tratamento, favorecendo de forma prioritária o seu retorno às atividades físicas, sociais e profissionais. A aluno de graduação da UNIFAL-MG também elaborará infográficos a serem divulgados em redes sociais e na Universidade, refletindo todo o processo em que ele foi imergido. O infográfico, além de facilitar o entendimento, simplificando coisas complexas de forma concisa e inteligente, ele deverá também ser visualmente atraente, técnico e científico. Realmente, os infográficos serão originalmente usados no universo da divulgação científica, como complemento e reflexão das atividades do projeto, para ajudar os leitores, a sociedade e a comunidade acadêmica a compreenderem melhor o assunto em pauta no projeto.
Beneficiário
Haverá interação entre os discentes com os profissionais da saúde do CMA e suas práticas servindo a sociedade, além da elaboração dos infográficos. Portanto, os beneficiários serão, primeiramente, os discentes e alunos de graduação da UNIFAL, assim também, como os profissionais da saúde e sociedade.