Apresentação
Este projeto de extensão é essencial por seu enfoque na valorização de um ensino crítico e reflexivo, que incentiva os estudantes de Matemática em estágio a questionar práticas pedagógicas tradicionais e a explorar metodologias inclusivas. Ao conectar a Matemática a temas interdisciplinares e alinhados à realidade dos estudantes, o projeto promove ações voltadas à formação docente e contribui para o impacto social e educativo da Matemática nas escolas parceiras.
Objetivos
Esse projeto tem o objetivo de possibilitar o engajamento de estudantes de matemática estagiários em ações de extensão contidas nas disciplinas de Práticas de Ensino e Estágio I e II do curso de Matemática - Licenciatura. No curso, os estudantes farão o planejamento e interversão didática e de gestão de sala de aula, aplicando metodologias diversificadas e análise crítica das práticas educacionais. Assim, há também o objetivo de desenvolver ações que contribuam na melhoria do ensino de Matemática nas escolas participantes, estabelecendo uma parceria sólida entre universidade e comunidade, com impacto na aprendizagem dos estudantes da educação básica da comunidade externa.
Justificativa
Este projeto de extensão surge da necessidade de integrar atividades extensionistas ao currículo acadêmico e à demanda por ações que aprimorem a formação de professores de Matemática. Ao associar-se às disciplinas de Práticas de Ensino e Estágio I e II do curso de Matemática - Licenciatura, o projeto busca promover uma formação docente mais alinhada às necessidades educacionais contemporâneas, fortalecendo a interação entre universidade e comunidade escolar.
Beneficiário
Professores em ensinam matemática em formação inicial e continuada. Estudantes da educação básica (público não acadêmico) de Alfenas e região.