Apresentação
O projeto “Ritmos da mente” visa levar aos usuários do Centro de Convivência e Cultura da Secretaria de Saúde de Alfenas, uma forma de socialização por meio da música, integrando a bateria do curso de Enfermagem “Bateria Universitária Enfernal”, com o grupo "Batuque Mental", já existente no Centro de Convivência há muitos anos. A ação proporcionará um espaço de trocas e reconstrução de valores, conhecimentos e atitudes, buscando impactar favoravelmente a qualidade de vida dos participantes. Utilizará de ensaios e apresentações musicais em diversos eventos acadêmicos e da cidade para integrar a arte e a cultura dos grupos musicais. Dessa forma, propõe-se a inserção social dos usuários do Centro de Convivência (pessoas com transtornos mentais) em espaços da sociedade e atuar na prevenção e promoção da saúde dos participantes.
Objetivos
Contribuir e fomentar a inserção social de pessoas com transtornos mentais que frequentam o Centro de Convivência e Cultura da Secretaria de Saúde de Alfenas-MG, por meio da música.
Justificativa
Os Centros de Convivência e Cultura são espaços públicos que acolhem pessoas com qualquer condição de saúde, incluindo aqueles que fazem tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São pontos de atenção à saúde mental que fortalecem a desinstitucionalização, o cuidado em liberdade e a reabilitação psicossocial. Portanto, são espaços comunitários que promovem a saúde mental ao utilizar o convívio social como forma de cuidado, com iniciativas que promovem inclusão social, por meio da arte, cultura e aprendizagem. Os Centros de Convivência e Cultura foram incorporados como pontos de atenção à saúde à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da portaria MS 3088 de 2011. O Centro de Convivência e Cultura de Alfenas é um dispositivo onde os discentes de enfermagem conhecem nas aulas práticas da disciplina de Enfermagem na Saúde Mental e, foi a partir de uma experiência ímpar, realizada entre a bateria do curso de Enfermagem e o grupo musical do Centro de Convivência e Cultura de Alfenas, Batuque Mental, em uma das aulas práticas dessa disciplina, que surgiu o interesse dos discentes em manter essa interação para levar a espaços sociais, a música e composições produzidas pelos próprios usuários do serviço. Dessa forma, acredita-se que estaremos auxiliando no respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade dessas pessoas, bem como no combate a estigmas e preconceitos sociais.
Beneficiário
Usuários do Centro de Convivência de Alfenas-MG e população em geral.