AÇÕES INTEGRADAS DE EXTENSÃO DOS CURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA AMBIENTAL DA UNIFAL-MG

Apresentação
Os cursos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Engenharia Ambiental estabelecem em seus Projetos Pedagógicos a importância da participação dos discentes do curso em ações de extensão, tendo como foco aproximar a realidade universitária das demandas da comunidade. O objetivo deste Programa é proporcionar aos discentes o desenvolvimento de atividades e ações de extensão com as comunidades e atores de diversas representações sociais. Após a apresentação geral do Programa, serão propostos dois projetos e uma ação aos discentes dos cursos. Os projetos e a ação terão relação com as áreas de atuação do gestor e engenheiro ambiental nas comunidades locais e possíveis formas de articulação com setores e atores sociais existentes nos municípios onde os discentes residem. Os resultados esperados estão relacionados a uma maior interação dos discentes com realidades sociais diversas que podem favorecer o entendimento da importância do exercício mais cidadã dos futuros profissionais.

Objetivos
Objetivo Geral: Proporcionar aos discentes do cursos de Gestão e Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG o desenvolvimento de atividades e ações integradas de extensão com as comunidades e atores de diversas representações sociais. Objetivos Específicos: a) Propor aos alunos ações que utilizem diversas ferramentas desenvolvidas nos cursos de graduação; b) Fornecer orientação e apoio técnico para o desenvolvimento das ações propostas; c) Consolidar a atividades de extensão de forma contínua e integrada aos Projetos Pedagógicos dso Cursos.

Justificativa
Após a publicação da Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão e preconizou em seu Art. 4º que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos, a UNIFAL-MG regulamentou o desenvolvimento e registro das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) por meio da Resolução CEPE 13/2020 (UNIFAL-MG, 2020) e publicação do Manual da Curricularização da Extensão da UNIFAL-MG (UNIFAL-MG, 2021). Segundo a Resolução CEPE 13/2020, as Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) configuram-se como ações executadas em forma de Programas ou Projetos de Extensão, devidamente aprovadas pelas instâncias competentes, conforme regulamentações e orientações da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIFAL-MG, propostos em editais de fomento ou de fluxo contínuo, independentemente do ano letivo e registrados no Sistema Informatizado da PROEX, desde que os discentes atuem na atividade como membro da equipe executora protagonista/executor da ação extensionista. Com objetivo de implementar as ACEx, os cursos de Gestão Ambiental e de Engenharia Ambiental criaram comissões específicas (Portarias 1772/2024 e 494/2023) para dar suporte às ações de extensão desenvolvidas nos cursos. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos requerem uma sistematização, organização e oferecimento de projetos e programas de extensão para que os alunos possam cumprir esta nova componente curricular. Diante do exposto, este Programa pretende aproximar os discentes às suas realidades locais, fornecendo um conjunto de atividades que possam ser desenvolvidas de forma integrada aos objetivos de formação preconizados no Projeto Pedagógico dos Cursos.

Beneficiário
Discentes dos cursos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG e comunidade de Poços de Caldas.