Apresentação
Desde o início da vida, o aprendizado humano ocorre por meio de desafios e conquistas que fortalecem as conexões neurais. Nesse contexto, a psicomotricidade surge como um fator essencial para o desenvolvimento infantil, contribuindo para habilidades como coordenação visomotora, lateralidade, esquema corporal, orientação espacial e temporal, equilíbrio e consciência fonológica. Essas habilidades impactam diretamente o desempenho escolar, especialmente na leitura e na escrita. Além disso, estudos indicam que a musicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz para potencializar esses processos, promovendo melhorias na atenção, memória, linguagem e coordenação motora. Neste contexto este curso visa capacitar docentes, ampliando a compreensão e promovendo práticas inovadoras, visando integração da musicalidade associada a psicomotricidade pode melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão de crianças com dificuldades de aprendizagem.
Objetivos
capacitar docentes, ampliando a compreensão e promovendo práticas inovadoras, visando integração da musicalidade associada a psicomotricidade pode melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão de crianças com dificuldades de aprendizagem.
Justificativa
O desenvolvimento psicomotor é um pilar fundamental para o processo de aprendizagem e o crescimento integral da criança. Habilidades como coordenação motora, lateralidade, esquema corporal, orientação espacial e temporal são essenciais para o sucesso escolar, especialmente no que diz respeito à aquisição da leitura, da escrita e de outras competências acadêmicas. Nesse contexto, a psicomotricidade emerge como uma área de conhecimento que integra corpo, mente e emoções, promovendo o desenvolvimento harmonioso das crianças. Paralelamente, a musicoterapia tem se mostrado uma ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional. A música, com seus elementos rítmicos, melódicos e harmônicos, ativa diversas áreas do cérebro, facilitando a integração sensorial, a coordenação motora e a expressão emocional. No entanto, apesar da crescente evidência científica sobre os benefícios da psicomotricidade e da musicoterapia, muitos professores ainda desconhecem ou subutilizam essas abordagens em sua prática pedagógica. A falta de conhecimento sobre como integrar atividades psicomotoras e musicais no cotidiano escolar pode limitar o potencial de desenvolvimento das crianças, especialmente daquelas com dificuldades de aprendizagem ou necessidades educacionais especiais.
Beneficiário
professores de ensino infantil, fundamental, acadêmicos da área da saúde e educação e a comunidade externa que tenham interesse sobre o tema