XADREZ: UM INSTRUMENTO PLURIDISCIPLINAR

Apresentação
O xadrez é um esporte mundialmente conhecido por estimular as habilidades cognitivas de seus praticantes e por ser um jogo baseado, majoritariamente, em estratégia e tática. Conforme afirma Silva (2014), o xadrez é uma modalidade esportiva que pode ser comparada a outras, como futebol e atletismo, por apresentar técnicas, táticas, regras oficiais e um comprovado valor pedagógico-esportivo. O principal objetivo do projeto é mapear os alunos que já sabem jogar e apresentar o xadrez para aqueles que ainda não jogam, mas que tem interesse em aprender. Com essa iniciativa, pretende-se estimular e desenvolver a capacidade de raciocínio lógico dos alunos e criar um local onde a prático do Xadrez se desenvolva. Segundo Rezende (2005), os enxadristas traçam hipóteses e estratégias que promovem benefícios como concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação e análise de situações-problema, entre outros.

Objetivos
Apresentar os benefícios do ensino do Xadrez para o desenvolvimento dos alunos e demais interessados; • Desenvolver a concentração, atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação dos beneficiados pelo projeto; • Estimular a paciência e a tolerância dos praticantes; • Usar o Xadrez como ferramenta lúdica, pedagógica e social;

Justificativa
A universidade é um dos principais ambientes de formação intelectual e desenvolvimento crítico na sociedade, embora a base desse processo devesse ser construída desde a família e a educação básica. Os estudantes buscam experiências que não apenas proporcionem vivência acadêmica, mas também atividades que potencializem suas habilidades cognitivas e socioemocionais. Nesse sentido, práticas que incentivam o raciocínio lógico e a tomada de decisões são altamente valorizadas no ambiente acadêmico. O Xadrez é uma atividade amplamente reconhecida por seus benefícios acadêmicos e cognitivos. Sua prática estimula o pensamento estratégico, a capacidade analítica e a concentração — habilidades fundamentais para o desempenho acadêmico. Além disso, contribui para o desenvolvimento da paciência e da resiliência diante de desafios intelectuais. Conforme destacado por Dutra, Borges e Santos (2012), "O xadrez é uma modalidade de jogo que necessita de concentração e atenção na tomada de decisões por parte de seus praticantes. Nesse sentido, envolve de forma intensa o raciocínio, daí ser visto como uma [...] ginástica para o cérebro que utiliza os cinco sentidos de novas maneiras a fim de aumentar o impulso natural do cérebro para formar associações entre diferentes tipos de informações". A falta de concentração e estímulos ao raciocínio lógico é uma preocupação crescente no meio acadêmico, pois pode comprometer o desempenho dos alunos e dificultar a assimilação de conteúdos complexos. O excesso de informações, prazos rigorosos e demandas múltiplas frequentemente resultam em sobrecarga mental, limitando o desenvolvimento criativo e analítico dos estudantes. Segundo Feitosa, Júnior, Leal, Silva e Lisboa (2014), a ausência de estímulos ao pensamento crítico pode impactar negativamente o aprendizado e o desempenho acadêmico. Diante desse cenário, o Xadrez tem se mostrado uma ferramenta eficaz para fortalecer a capacidade cognitiva dos alunos, além de favorecer a interação social e o desenvolvimento pessoal. Embora sua inserção em ambientes acadêmicos brasileiros esteja crescendo nos últimos anos, ainda é tardia se comparada a outros países, onde sua prática já é comum há décadas. Assim, este projeto se justifica pela relevância do Xadrez como estratégia pedagógica e extracurricular para aprimorar o desempenho acadêmico, social e intelectual dos estudantes.

Beneficiário
O público alvo a que se destina este projeto de extensão se concentra em estudantes da universidade federal de alfenas no campus de varginha e de demais interessados na comunidade.