PRATICANDO COM CIÊNCIA

Apresentação
O “Praticando com Ciência” surge com uma demanda de várias Escolas públicas junto ao PET Biologia para contribuir com atividades teórico-práticas para Ensino Médio, complementando os conteúdos programáticos ministrados pelos professores, seguido de capacitação desses mesmos professores atualizando-os sobre as novas ferramentas didáticas e laboratoriais nesta área do Ensino. A proposta consiste em desenvolver e aplicar atividades práticas de Biologia e de Educação socioambiental, complementando e ampliando o conhecimento sobre os temas teóricos estudados, com turmas que podem ir do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de Escolas públicas (e privadas, se houver demanda) dentro do ano letivo, em consonância com o calendário acadêmico da UNIFAL-MG e calendário escolar pela Secretaria Estadual de Educação.

Objetivos
Levar aos alunos do Ensino Médio, aulas práticas de Biologia (zoologia, botânica, anatomia humana, fisiologia, ecologia e educação ambiental) buscando assim, auxiliá-los na compreensão da disciplina frente às dificuldades apresentadas, especialmente, nas relações entre ciência-sociedade e ciência-tecnologia-sociedade. Contribuir para mudança não apenas do comportamento, mas também, da conscientização dos alunos, como agentes do futuro e do presente, de modo a obter a percepção das consequências de seus atos sobre o seu corpo e o ambiente. Integrar os participantes do PET-Biologia com a comunidade; auxiliar os professores de Biologia das Escolas no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, e capacitar os petianos na área de Ensino.

Justificativa
Embora já superada, a pandemia por COVID-19 trouxe uma defasagem na Educação, em especial nas Escolas públicas das periferias das cidades do interior. E uma demanda por apoio na recuperação do processo de ensino-aprendizagem tem sido solicitado ao PET Biologia da UNIFAL-MG por várias entidades educacionais. Nesse sentido, vimos que podemos contribuir enquanto atividades práticas envolvendo questões socio-ambientais para as Escolas de Ensino Médio. Essa proposta, vem de encontro a essas demandas e vai além permitindo aproximar a Universidade da realidade das nossas comunidades, ou seja, de onde ela está inserida contribuindo para uma sociedade mais justa, plural e igualitária.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.