Apresentação
O projeto “Prevenindo as maloclusões”, visa intervir precocemente no desenvolvimento das alterações oclusais, por meio de medidas preventivas ortodônticas como, instrução de higienização bucal, orientação as gestantes, orientação da mastigação e intervenção precoce por meio de técnicas ortodônticas e/ou ortopédicas. A maloclusão é o terceiro problema odontológico de saúde pública do mundo, com alta prevalência na dentição decídua e permanente. Evitando precocemente a instalação deste problema, terá como consequência a melhora na promoção de saúde, dos aspectos psíquicos e sociais da criança.
Objetivos
O objetivo geral do projeto é intervir precocemente para evitar a instalação das maloclusões em crianças. Como objetivo específico instruir a higienização bucal nas crianças, afim de evitar cáries e doenças periodontais que possam interferir no correto desenvolvimento do sistema estomatognático. Orientar gestantes e familiares, sobre a importância do pré-natal odontológico, as influências benéficas da amamentação para o desenvolvimento dos ossos maxilares. Promover ações coletivas para instruir correta mastigação das crianças durante o desenvolvimento da oclusão. Intervir precocemente com técnicas ortodônticas e/ou ortopédicas para guiar o correto crescimento da maxila e mandíbula.
Justificativa
A maloclusão é caracterizada por uma relação anormal dos dentes e o arco dentário. É o terceiro problema odontológico de saúde pública do mundo, com alta prevalência na dentição decídua e permanente. Sua etiopatogenicidade é multifatorial, causada por uma interação de fatores hereditários, congênitos, adquiridos, morfológicos, biomecânicos e ambientais, de ordem geral ou local, assim como pela presença de hábitos bucais deletérios. Além da promoção de saúde, que é o objetivo principal de um agente de saúde, outros fatores psicossociais podem estar envolvidos, devido as exigências estéticas e convívio social. O tratamento precoce da maloclusão, pode evitar problemas futuros ou procedimentos odontológicos mais invasivos. Os métodos de atuação precoce são eficientes e de baixo custo para a gestão pública e para o paciente. As orientações passadas pelo profissional para gestantes e crianças impedem muito das vezes a instalação da doença cárie, de perda precoce de um dente decíduo que ocasiona problemas oclusais. A correta instrução da amamentação e mastigação guia corretamente o crescimento da maxila e da mandíbula.
Beneficiário
Discentes da graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia, gestantes e crianças de 0 a 12 anos de idade.