CAFÉ COM CROCHÊ: INTEGRANDO COMUNIDADE, CULTURA E CUIDADO

Apresentação
Na contemporaneidade, com o constante e apressado desenvolvimento tecnológico, técnico e informacional, o ritmo de vida calmo e sereno tem cedido espaço para um novo estilo de vida, um estilo acelerado. Em um mundo onde tudo é urgente e necessita de solução imediata, a ansiedade e o estresse se tornam comuns e as doenças a eles relacionados também. Tendo em vista o potencial terapêutico e produtivo do crochê, o projeto de Extensão “Café com Crochê” se coloca como uma tentativa de alívio dessa pressão sentida pelos indivíduos na atualidade. O projeto também objetiva contribuir para a prevenção de patologias desencadeadas pela ansiedade e pelo estresse ao propor a criação de um espaço coletivo e acolhedor para o desenvolvimento dessa atividade manual, bem como visa o aprendizado de uma habilidade artística e funcional. Em adição, ressalta-se que todas as peças confeccionadas durante o curso serão doadas para o centro oncológico de Alfenas.

Objetivos
Objetivo geral Criar um espaço de integração entre estudantes e comunidade, utilizando o crochê como ferramenta terapêutica e social para beneficiar, inicialmente, pacientes oncológicos. Objetivos específicos Ensinar e estimular a prática do crochê como atividade terapêutica. Produzir gorros e outras vestimentas para pacientes da Santa Casa de Alfenas. Estimular a interação dialógica e o compartilhamento de saberes entre acadêmicos e a comunidade. Estimular a interação dialógica e o compartilhamento de saberes entre acadêmicos e a comunidade. Fomentar o trabalho voluntário e a responsabilidade social na formação estudantil. Favorecer o bem-estar e a saúde mental dos participantes.

Justificativa
A Santa Casa de Alfenas é uma instituição de referência em oncologia, atendendo pacientes que enfrentam desafios físicos e emocionais decorrentes de longos tratamentos. O crochê é uma atividade artesanal com benefícios terapêuticos comprovados, promovendo relaxamento, redução do estresse e melhoria das habilidades motoras e cognitivas, além de atuar como um meio de integração social. Além disso, o projeto busca atender a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como o ODS 3 (Saúde e Bem-estar) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao promover acolhimento e suporte a pacientes em situações de vulnerabilidade. Com isso, o projeto busca proporcionar um espaço de acolhimento para estudantes e membros da comunidade, promovendo bem-estar e produção de gorros e vestimentas para pacientes oncológicos, contribuindo para seu conforto durante o tratamento.

Beneficiário
Pacientes oncológicos da Santa Casa de Alfenas, estudantes universitários envolvidos com a ação e membros da comunidade interessados.