MATERIAL DIDÁTICO PARA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
A presente proposta consiste em uma atividade a ser realizada por integrantes do grupo PET- Biologia, abordando temas ligados à Educação, no intuito de envolver os mais diferentes campos dos saberes da área. Visa aprimorar as habilidades de consulta, análise, interpretação e construção de conteúdos técnicos ou cotidianos por parte dos PETianos, colaboradores do projeto e proceder sua apresentação à comunidade acadêmica, especialmente, aos alunos de unidades escolares e suas comunidades circunvizinhas a elas. Trata-se da produção de material didático (panfletos, cartilhas, maquetes, murais, cadernos, atlas e/ou outros produtos) que possa permitir a difusão dos saberes associados a diversas áreas da biologia, em congruência às atividades a serem realizadas pelo Programa EducAmbiental junto aos parceiros dessa ação.

Objetivos
Contribuir com o Programa de Extensão EducAmbiental na difusão de conceitos ecológicos, conservacionistas, culturais e de cidadania relacionados às temáticas da Educação Ambiental, por meio da produção de material didático físico e/ou digital visando integrar a realidade local das unidades educacionais e/ou suas comunidades circunvizinhas e outros possíveis parceiros (empresas).

Justificativa
A utilização de recursos didáticos nas escolas é de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem, pois permite uma abordagem mais eficaz e envolvente do conteúdo. Esses recursos, como livros, materiais multimídia, jogos educativos, maquetes e murais, são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizado dos alunos. Esses recursos podem ser encontrados em diversos espaços, como laboratórios, bibliotecas, plataformas online, programas extracurriculares e até mesmo no ambiente doméstico, quando os alunos têm acesso a materiais complementares. Considerando isso, a elaboração de materiais pedagógicos locais, dentro do processo da construção do conhecimento e, portanto, condizente com as experiências de cada um, rompe com o "conteudismo" dos Livros Didáticos e possibilita a formação de cidadãos conscientes para participarem da solução dos problemas sociais. (SATO, 2002, p. 42). Nesse contexto, queremos continuar no vanguardismo produzindo material didático-informativo-pedagógico que apoie o conteúdo teórico, para não só enriquecer o aprendizado em sala de aula, mas também ampliar as possibilidades educacionais em diversos contextos, promovendo uma educação mais inclusiva, personalizada e eficaz. A constante inovação desses materiais também contribui para a integração das novas tecnologias, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades digitais essenciais para a vida profissional futura, além de estimular o pensamento crítico, criativo e a autonomia no processo de aprendizagem. Além disso, a utilização de recursos didáticos adaptados às realidades locais e culturais dos alunos pode fortalecer o vínculo deles com o conteúdo, tornando-o mais relevante e significativo. Isso promove uma aprendizagem que respeita as diversidades e valoriza as experiências individuais, criando um ambiente educacional mais inclusivo e participativo. A aplicação desses recursos, tanto no contexto escolar como em outros espaços de aprendizagem, amplia as fronteiras da educação formal, garantindo que o aprendizado não se limite às quatro paredes da sala de aula, mas que alcance o cotidiano dos estudantes, capacitando-os a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.