DIAGNÓSTICO E SAÚDE

Apresentação
Até os dias atuais, muitas doenças infecciosas ainda consistem em problemas de saúde pública nos municípios do Sul de Minas Gerais. A doença de Chagas por exemplo pode ser transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro (inseto comumente encontrado parasitado na região). Outra importante infecção é a Leishmaniose Tegumentar, que pode causar lesões desfigurantes. Essa parasitose é diagnosticada com frequência no entorno da cidade de Alfenas. Sabe-se que muitas infecções, além dessas citadas, podem ocasionar quadros de saúde preocupantes. Dessa forma, o objetivo desse projeto é contribuir com a saúde da região, esclarecendo a população, os profissionais e os gestores de saúde sobre essas infecções, divulgando serviços diagnósticos já prestados pela UNIFAL-MG e contribuindo positivamente para que essas doenças sejam menos negligenciadas em municípios do sul de Minas Gerais.

Objetivos
Esse projeto tem como objetivo a educação em saúde envolvendo as infecções mais comumente diagnosticadas na região sul de Minas Gerais. Além disso, objetiva-se divulgar as prestações de serviço diagnóstico já executadas pela UNIFAL-MG, prestando esclarecimentos tanto a profissionais de saúde e gestores, quanto a pacientes que podem ser beneficiados com essas ações. Adicionalmente, pretende-se a aproximação com prefeituras e também clínicas particulares, pois além de apresentar as ações diagnósticas já realizadas pela UNIFAL, objetiva-se compreender e estudar as potenciais demandas diagnósticas desses locais.

Justificativa
O presente projeto de extensão é uma forma de estreitar a relação entre a comunidade e as ações diagnósticas realizadas na UNIFAL-MG, disseminando conhecimento acerca de sua realização e das condições de saúde associadas. A doença de Chagas, infecção transmitida por insetos (comumente diagnosticados como positivos na nossa região) pode levar a consequências potencialmente fatais. Isso justifica a importância das orientações sobre as medidas preventivas. A Leishmaniose Tegumentar, diagnosticada com frequência em diversos municípios da região, precisa ser melhor divulgada, principalmente para alertar a população quanto ao modo de transmissão. Além disso, outras infecções como a dengue, a leishmaniose visceral, e outras menos frequentes na região, como a malária e a febre maculosa, podem causar graves consequências sanitárias, sociais e econômicas para população. Vale mencionar que essas infecções podem sobrecarregar as unidades de saúde, ou mesmo afetar o indivíduo, incapacitando-o no desempenho de atividades laborais/intelectuais. Conforme o exposto, justifica-se a realização das atividades desse projeto com vistas à divulgação de ações diagnósticas, esclarecimentos e promoção da saúde, impactando na melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas por tais intervenções. Além disso, a possibilidade da capacitação dos discentes, a inserção dos mesmos junto à população e a contribuição para a promoção da saúde fundamentam o importante papel que a universidade representa para a sociedade.

Beneficiário
Haverá basicamente 3 tipos de beneficiários: 1) municípios da Macrorregião Sul de Minas Gerais. 2) alunos/estagiários do curso de Farmácia (devido à contabilização de ACEx) 3) alunos do Programa PEC-G, que poderão ser contemplados com bolsas.