ESCOLAS PÚBLICAS DIGITAIS

Apresentação
O grupo PET Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional tem como um de seus principais focos de atuação projetos voltados a educação. Esse foco propiciou a aproximação e entre o grupo PET escolas públicas da região. Nessa aproximação foi detectada a demanda por aulas de informática a alunos do ensino médio. Dessa forma foi estabelecida uma parceria entre o grupo PET e a escola Dr. João Eugênio de Almeida para oferecimento de aulas de informática para alunos do ensino médio com enfase em programas de pacote LibreOffice.

Objetivos
Dentre os principais objetivos a serem almejados pela seguinte proposta tem-se: a) Despertar o interesse dos alunos da escola pelo uso de tecnologias digitais para fins profissionalizantes; b) Capacitar alunos do ensino médio quanto ao uso de programas computacionais voltados a educação e à profissionalização c)O estreitamento de laços entre universidade pública e escolas públicas da cidade de Poços de Caldas; d) Proporcionar aos acadêmicos participantes do projeto o desenvolvimento de habilidades voltadas ao ensino e capacitação de pessoas, bem como às relações interpessoais.

Justificativa
A proposta apresentada nasce do compromisso do grupo PET Conexões de Saberes com a promoção de ações educativas que articulem a universidade e a comunidade local. A atuação contínua em iniciativas voltadas ao fortalecimento do ensino evidenciou a importância de estabelecer parcerias com instituições de ensino da rede pública. Por meio desse processo de aproximação, foi identificada uma demanda relevante por parte das escolas públicas de ensino médio: o domínio de conhecimentos básicos em informática, especialmente no que se refere a ferramentas de uso cotidiano em ambientes educacionais e profissionais. Diante desse cenário, estabeleceu-se uma parceria com a Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, visando à oferta de aulas de informática. As aulas terão como foco o uso de programas computacionais, com destaque para o pacote LibreOffice, amplamente adotado por sua funcionalidade e compatibilidade com diversos sistemas. Essa escolha se adequa aos recursos disponíveis na escola e a necessidade de preparar os estudantes para o uso eficiente de tecnologias em sua formação e futuro profissional. Dessa forma o projeto se propõe a ampliar as oportunidades dos alunos do ensino médio quanto ao uso de programas computacionais ao proporcionar aos participantes o acesso às ferramentas digitais de forma crítica e aplicada. Ao aprender a utilizar programas voltados a produção de textos, planilhas e apresentações, os estudantes desenvolvem competências importantes do ponto de vista educacional e para o ingresso em ambientes de trabalho cada vez mais informatizados. Essa iniciativa visa, assim, promover maior equidade no acesso ao conhecimento tecnológico e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos alunos participantes. Entre os principais resultados esperados estão: estimular nos jovens o uso consciente das tecnologias como ferramenta de desenvolvimento educacional e para uso profissional; favorecer a construção de habilidades técnicas que contribuam para sua autonomia educacional e empregabilidade; consolidar o intercâmbio de experiências entre o ensino superior e a educação de ensino médio; e proporcionar aos universitários envolvidos no projeto a oportunidade de aprimorar suas capacidades de comunicação, didática e trabalho colaborativo. A iniciativa dialoga com o combate à exclusão socioeconômica por meio da educação e da capacitação tecnológica. Ao ampliar as chances de inserção produtiva desses jovens, contribui-se para reduzir desigualdades e fomentar uma formação integral e cidadã. Além disso, ao promover competências digitais, a proposta se alinha a práticas que valorizam o crescimento econômico inclusivo e sustentável. Com essa ação, a universidade reforça seu papel transformador, indo além das fronteiras acadêmicos para compartilhar saberes e contribuir diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e preparada para os desafios atuais.

Beneficiário
Alunos do ensino médio da escola Dr. João Eugênio de Almeida interessados no aprendizado de ferramentas computacionais.