REATIVAÇÃO DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE POÇOS DE CALDAS

Apresentação
Propomos a reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas como espaço de pesquisa e divulgação de ciência e astronomia, e local de realização de cursos de formação continuada de professores do ensino fundamental e médio. A reativação exigiu a compra de telescópios e acessórios (já contemplados em fase anterior do projeto por meio de recursos da FAPEMIG e CNPq), material de divulgação para as atividades e monitores para as atividades de observação, assim como auxiliar na preparação do material.

Objetivos
Esse projeto tem por objetivo principal a implantação de infraestrutura de pesquisa e extensão na área de astronomia para atender ao Campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) em Poços de Caldas. Esse espaço de observação astronômica dará suporte aos docentes pesquisadores do campus atuando nas áreas de Física e Astronomia, e tem como propósito viabilizar uma proposta de atividades de pesquisa e extensão em caráter permanente ligada à pesquisa desenvolvida por esses docentes. Mais especificamente, o projeto pleiteia um serviço de reparo do Observatório Municipal de Poços de Caldas e equipamentos de observação de médio e pequeno porte. O observatório, quando reativado, constituirá um espaço físico de pesquisa e extensão no campus de Poços de Caldas, sendo composto de uma cúpula de observação; um mirante externo; um espaço para mostras; e uma sala dedicada aos seminários dos grupos de pesquisa, e à exibição de vídeos e palestras. Tal infraestrutura de pesquisa e extensão aparece como indispensável para a instituição, pois os docentes atuando em Física e Astronomia não possuem espaço físico próprio para desenvolvimento desse tipo de atividade de maneira adequada.

Justificativa
Dentre os docentes contratados no campus de Poços de Caldas, vários atuam na área de Física/Astronomia, com trabalhos de pesquisa de relevante impacto internacional. A infraestrutura pleiteada beneficiará diretamente estes pesquisadores, seus orientandos, o Programa de Pós-graduação em Física e a comunidade de Poços de Caldas e região. Além das áreas relacionadas acima, a infraestrutura do Observatório beneficiará outras áreas do conhecimento que se pretendem implantar no campus de Poços de Caldas. O campus abriga hoje cinco cursos de Engenharia (Química, Minas, Ambiental, Civil e Produção), além do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Pesquisadores desses outros ramos do conhecimento poderão utilizar o espaço do Observatório para suas respectivas atividades de extensão: cursos específicos das engenharias também poderão ser realizados nas dependências do observatório restaurado, como cursos de educação ambiental ou geologia, aproveitando da localização estratégica do espaço para esta finalidade.

Beneficiário
O projeto atenderá alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, alunos e professores de ensino fundamental e médio de Poços de Caldas e região.