Apresentação
A ação "A Genética Explica" é um projeto da Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Universidade Federal de Alfenas – LAGHM-UNIFAL tem como objetivo proporcionar a complementação e a consolidação acadêmica de Genética para os acadêmicos participantes, através da leitura, apresentação e discussão de artigos científicos recentes na área de Genética Humana permitindo assim, a atualização desses conceitos. Mais importante ainda, a LAGHM-UNIFAL pretende cumprir seu papel comunitário académico-extensionista, através de divulgação de conceitos importantes na área da Genética Humana no formato de postagens em mídias sociais com a criação de vídeos de divulgação científica de assuntos na área. Finalmente, a LAGHM realizará um ciclo de palestras intitulada: "A Genética Explica: Aprendendo com Quem Pesquisa", de forma destacar a experiência científica de pesquisadores na área da Genética Humana.
Objetivos
Fortalecer e complementar fundamentos básicos da estrutura do material genético humano e as variações desses aos níveis molecular e cromossômico. Capacitar o estudante e pesquisador para o entendimento e acerca das principais alterações genéticas de importância médica. Promover a relação entre teoria e prática dos conteúdos, no desenvolvimento de competências como identificação, prevenção e orientação educacional acerca de certas doenças na comunidade local. Produção de material de divulgação científica pelo canal de instagram e facebook da LAGHM. Produção de conhecimento através da geração de artigos de revisão na área de estudo. Transformar positivamente nossa sociedade através desta interação universidade-comunidade.
Justificativa
Com a evolução da tecnologia e dos métodos de estudo diagnóstico, houve um aumento da detecção precoce de diversas condições clínicas na área da genética humana. Devido a esse aumento e às novas tecnologias, conseguiu-se estabelecer várias correlações entre o genoma humano e as patologias encontradas na clínica médica. Além de diversas doenças altamente impactantes, como a hipercolesterolemia e a síndrome de Down, a genética está fortemente correlacionada ao câncer, atualmente uma das principais causas de morte, levando a óbito 8,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Essas fortes correlações, nos levam a procurar entender melhor como funcionam essas patologias e a discussão entre as diversas áreas básicas da saúde, como a medicina e a farmácia, auxilia esse entendimento e propões uma maior interdisciplinariedade entre os futuros profissionais.
Beneficiário
Acadêmicos de diferentes cursos da Universidade Federal de Alfenas. Alunos, professores e sociedade. Público em geral.