A GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ARTICULAÇÃO DA ESCOLA COM A UNIVERSIDADE POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Apresentação
O estágio é um importante instrumento de aproximação e de ampliação de diálogo entre a escolas de educação básica e a universidade com seus cursos de formação de professores. Por meio da realização da disciplina Orientação de Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica I, realizou uma parceria com a Escola Estadual Emílio da Silveira, para além das atividade previstas no plano de estágio. Nesta parceria foi inserida o aprofundamento do ensino de geografia física e visitas orientadas aos laboratórios de Geociências do curso de Geografia na Unidade Educacional Santa Clara.

Objetivos
Fortalecer o Ensino de Geografia Física no Ensino Médio; Aproximar os alunos da educação básica ao curso de Geografia e assim despertar o interesse deles em cursar o ensino superior; Contribuir com a formação inicial dos alunos do curso de geografia licenciatura e com a formação continuada dos professores da educação básica.

Justificativa
O estágio é uma importante etapa da formação do futuro professor e estimular a organização e realização de projetos com a escola parceira é um forma de fortalecer a formação inicial deste futuro docente e também contribui para o processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Médio que estão vivenciando uma nova organização curricular que desvaloriza o conteúdo e reforça o saber técnico.

Beneficiário
4 turmas de 1º anos da Escola Estadual Emílio da Silveira