“ALFENAS NA ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA”

Apresentação
Com objetivo de intensificar a indissociabilidade, ensino e pesquisa a Capes lançou um edital para que as instituições submetessem um projeto de extensão institucional composto por vários programas de pós-graduação, a UNIFAL concorreu ao edital e teve seu projeto aprovado e o PPGeo contribui com a ação institucional por meio do projeto "Alfenas na articulação escola – universidade: em busca de uma educação transformadora", que ocorre em parceria com duas escolas estaduais, realizando ações no Ensino Médio, contribuindo para diminuir o impacto negativo que a nova reforma do ensino médio tem resultado.

Objetivos
Objetivo geral: articular a universidade com a educação básica, por meio da formação continuada, enfatizando a construção do conhecimento geográfico no processo de análise espacial, das relações centro-periferia, cidade-campo e cidade-região, no contexto de estruturação da rede urbana do Sul de Minas Gerais e do Estado de Minas Gerais. 1) Aproximar a Ciência geográfica da Geografia Escolar, por meio da articulação entre escola e universidade; 2) Desenvolver material didático que possibilite aos professores mediar o aprendizado por meio da análise da realidade do município de Alfenas; 3) Desenvolver uma base cartográfica de diversos fenômenos do município de Alfenas e do Estado de Minas Gerais para subsidiar o processo de ensino aprendizagem na educação básica; 4) Estimular o uso das redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e TikTok como recursos pedagógicos por meio da exploração do Projeto Geogerais (Fapemig); 5) Desenvolver atividades de formação continuadas com os professores das escolas parceiras; 6) Desenvolver e aplicar em parceria com os professores regentes sequências didáticas que explorem o material produzido e que estimulem os alunos da educação básica à pesquisa

Justificativa
As pesquisas e os dados já comprovam que a Reforma do Ensino Médio realizada em 2017, tem impactado de forma negativa os alunos da escola pública, onde as disciplinas de formação geral foram reduzidas para dar espaço aos itinerários formativo, estabelecendo uma diversidade de disciplinas que contribuem muito pouco para a formação dos alunos. Com objetivo de contribuir com a qualidade social da educação o PPGeo buscou o dialogo com duas escolas estaduais de Alfenas e chegaram ao consenso sobre a elaboração e desenvolvimento de um projeto que articulasse o contexto socioespacial de Alfenas com os conteúdos prescritivos do currículo estadual, com objetivo de contribuir para que os alunos possam realizar uma leitura geográfica da sua realidade.

Beneficiário
Alunos dos quatro segundos anos da EE Samuel Engel e alunos dos quatro segundos anos da EE Padre José Grimminck, os professores das duas escolas, os alunos da graduação em geografia, alunos do mestrado do PPGeo e docentes dos PPGeo