REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA CERVEJEIRA

Apresentação
A Rede Brasileira de Colaboração para Educação e Inovação Cervejeira visa integrar pesquisadores, educadores e profissionais de instituições públicas de ensino técnico e superior com interesse na ciência cervejeira. Tem como objetivo fortalecer a articulação interinstitucional em ensino, pesquisa e extensão, com base na colaboração científica, educação de qualidade, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, valorização da diversidade cultural cervejeira e integração universidade-sociedade. A rede propõe grupos de estudo, atividades formativas, compartilhamento de materiais didáticos e protocolos de pesquisa, banco de revisores, acervos de leitura, divulgação em site e redes sociais e produção conjunta de conteúdos como infográficos. Trata-se de um esforço coletivo para consolidar a cultura cervejeira como objeto legítimo de estudo científico, formação profissional e ação socialmente engajada.

Objetivos
Geral: Promover a articulação, no âmbito de instituições públicas de ensino técnico e superior, entre pesquisadores, educadores, profissionais e estudantes interessados na ciência, inovação, educação cervejeira, com foco na produção colaborativa, formação qualificada e extensão universitária. Específicos: 1. Produzir e divulgar materiais educacionais abertos e científicos; 2 Estimular pesquisas colaborativas em diferentes áreas da ciência e tecnologia cervejeira; 3. Realizar atividades de formação; 4. Estimular a troca de saberes com foco na melhoria do ensino cervejeiro; 5. Desenvolver estratégias inovadoras para o ensino e a extensão cervejeira; 6. Criar espaços de troca de conhecimento e capacitação contínua.

Justificativa
A produção cervejeira no Brasil tem se consolidado como um setor dinâmico e crescente, com impactos relevantes na economia local, regional e nacional, na cultura e na educação. Entre os anos de 2002 e 2023, houve um expressivo crescimento no número de cervejarias registradas no país, conforme dados públicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que indicam a existência de 1.847 cervejarias registradas. Esse panorama revela uma demanda crescente por profissionais qualificados que dominem os diversos aspectos envolvidos na cadeia produtiva cervejeira — desde a produção dos insumos, passando pela fabricação da bebida, controle de qualidade, análises sensoriais, gestão, sustentabilidade, até o serviço e a comercialização. A formação técnica e científica neste campo exige conhecimentos aprofundados em áreas fundamentais como Bioquímica, Química, Física, Microbiologia, Botânica e Engenharia, entre outras. Tais conhecimentos são indispensáveis para a compreensão e controle dos processos fermentativos, seleção e manejo de insumos, análise de parâmetros físico-químicos, desenvolvimento de novas formulações, identificação de defeitos sensoriais e proposição de soluções práticas. Além disso, o setor demanda por inovação tecnológica constante, fundamentado em pesquisa científica de qualidade e alinhando-se com os princípios da sustentabilidade. Nesse contexto, o fortalecimento de uma rede colaborativa entre instituições públicas de ensino técnico e superior apresenta-se como uma estratégia promissora para ampliar o acesso ao conhecimento, qualificar profissionais e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro e ampliar as atividades de extensão universitária conectadas às atividades de ensino e pesquisa. A partir dessa demanda e do acúmulo de experiências bem-sucedidas de diversos professores de instituições públicas no Brasil, nasce a proposta de criação da Rede Brasileira de Colaboração para Educação e Inovação Cervejeira, fundamentada na experiência concreta e consolidada do projeto de extensão “Cerveja com Ciência”, desenvolvido nos últimos anos na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O projeto já contabiliza resultados expressivos em alcance e impacto: são 833 membros no grupo do Facebook, 1.266 seguidores no Instagram, 340 inscritos no canal do YouTube, além de presença ativa em canais como website institucional, LinkedIn, Twitter, WhatsApp, Google Books e Google Maps. De janeiro a setembro de 2024, o portal do projeto cerveja com Ciência contabilizou 76.935 acessos, com média de 8.548 acessos mensais, além de 100 infográficos, vários ebooks e outros produtos. Esse interesse crescente revela a pertinência da temática e o valor do conteúdo científico e educacional produzido. Além da produção de conteúdos, o projeto Cerveja com Ciência consolidou práticas educativas com reconhecimento positivo dos participantes, que fomentou a constituição desta rede de colaboração. O caráter colaborativo e interinstitucional do projeto já vem se manifestando de forma espontânea, com a participação ativa de docentes de diversas instituições públicas em iniciativas como a série “Microrganismos na Produção Cervejeira”, InfoSais, revisões em e-books. Diante desse histórico e da expertise acumulada, a criação da Rede Brasileira de Colaboração para Educação e Inovação Cervejeira justifica-se como uma iniciativa estratégica para consolidar e expandir as ações voltadas à qualificação profissional, à geração de conhecimento aplicado e à promoção da cultura cervejeira como objeto legítimo de estudo acadêmico, inovação tecnológica e ação socialmente responsável. Por meio de ações integradas como grupos de estudo, atividades formativas, compartilhamento de materiais didáticos e científicos, intercâmbio de protocolos experimentais, organização de bancos de revisores e acervos de leitura, e divulgação ampla em canais digitais, a rede potencializa o alcance e o impacto das ações já em curso, estimulando práticas colaborativas, interdisciplinares e inclusivas. Trata-se, assim, de uma resposta concreta às demandas do setor e uma contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em especial os ODS 4 (Educação de Qualidade), 9 (Inovação e Indústria), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 17 (Parcerias). Pretende-se que participem do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e pesquisadores integrantes de instituições públicas de ensino, além dos resultados refletirem para a comunidade externa também (interessados e cervejeiros). Para o ano de 2025, espera-se a constituição inicial da rede, com a organização das ações entre os envolvidos e sistematização das atividades, para que em 2026 o grupo possa ter uma maior consolidação.

Beneficiário
Pretende-se que participem do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e pesquisadores integrantes de instituições públicas de ensino, além dos resultados refletirem para a comunidade externa também (interessados e cervejeiros).