EXTENSÃO: ARTICULAÇÃO COM O ENSINO E A PESQUISA NOS DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO

Apresentação
O evento visa à promoção de um debate, com toda a comunidade acadêmica, sobre o significado da curricularização da extensão à luz da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 (PNE 2014-2024). O Seminário oportuniza a socialização de experiências de outras IFES com a curricularização em seus cursos de graduação.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 (PNE 2014-2024), determina, em seu Art. 4º, que "as atividade de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos", no prazo de três anos. Considerando que, para sua implantação, faz-se necessária uma adaptação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC), é de fundamental importância o envolvimento e a participação de toda a comunidade acadêmica. O planejamento e a execução destas adaptações demandam um esforço conjunto e articulado dos docentes e das Pró-Reitorias de Graduação de de Extensão, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e dos discentes. Por essa razão, o evento se apresenta como um espaço para a significação da curricularização em seu amplo contexto e uma tomada de consciência de suas consequências práticas, para a organização curricular e para o registro acadêmico. O diálogo que o Seminário busca proporcionar é essencial para uma construção coletiva e colaborativa de soluções e caminhos para a implementação das mudanças advindas deste processo.

Beneficiário
De forma direta, o evento se volta para membros da comunidade acadêmica. Mas vale lembrar que a implantação da curricularização terá efeitos positivos e práticos para toda a comunidade, a partir da ampliação do escopo de abrangência das ações de extensão, desenvolvidas na UNIFAL-MG.