FORMAÇÃO DE SERVENTES ESCOLARES PARA A SAUDABILIDADE, SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - REFORSSE

Apresentação
Trata-se de um treinamento/formação para serventes escolares, em especial para aqueles vinculados às escolas municipais de Nova Lima, MG, visando atender acordo de cooperação técnica firmado entre UNIFAL-MG e Secretaria Municipal de Educação. A ação é produto do Projeto de Pesquisa e Extensão ReFoRSSE (Rede de Formação para o preparo de Refeições Saudáveis e Sustentáveis nas Escolas) que possui como público alvo os seguintes atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar: (i) nutricionistas; (ii) membros do conselho de alimentação escolar (CAE); (iii) professores e educadores da rede pública de educação básica; (iv) manipuladores de alimentos escolares. O treinamento/formação acontecerá de modo híbrido (virtual/presencial), com atividades para as boas práticas e sustentabilidade no âmbito escolar, primeiros socorros e fortalecimentos das relações interpessoais. As atividades virtuais são abertas a todos os interessados.

Objetivos
Proporcionar reflexões sobre a importância e necessidade de ações promotoras da sustentabilidade do âmbito escolar; Proporcionar boas relações interpessoais nas escolas; Contribuir com a formação de serventes escolares em primeiros socorros, visando a prestação de auxílio e assistência imediata para possíveis acidentes que venham a acontecer no âmbito escolar.

Justificativa
A proposta do curso é uma demanda do departamento de nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, além de fazer parte de um projeto de Pesquisa e Extensão, atualmente registrado nas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão da UNIFAL-MG.

Beneficiário
serventes escolares do município de Nova Lima, MG e interessados nas temáticas.