CONTEÚDO DIGITAL PARA MÍDIAS SOCIAIS DA LIGA ACADÊMICA EM SÍNDROME METABÓLICA

Apresentação
A síndrome metabólica, por definição, não é uma doença, mas um agrupamento de fatores de risco metabólicos individuais, incluindo obesidade abdominal, hiperglicemia, hipertrigliceridemia, hipertensão e níveis baixos de colesterol de lipoproteína de alta densidade. Esses fatores de risco podem aumentar a prevalência de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. A prevalência relatada da síndrome metabólica varia, dependendo muito da definição usada, sexo, idade, status socioeconômico e origem étnica. Esta síndrome apresenta uma complexa disfunção metabólica decorrente de uma alimentação inadequada, rica em gordura e pobre em fibras, bem como um estilo de vida sedentário, contribuindo para o desenvolvimento dos fatores de riscos. Sendo assim, ações que visem o desenvolvimento e partilha de informação sobre esta síndrome, entre acadêmicos e comunidade, constitui importante medida de prevenção, além de colaborar com a criação de hábitos fundamentais para a promoção à saúde.

Objetivos
1- Criar o perfil da LASM no Instagram; Com a participação da comunidade não acadêmica: 2- Realizar postagens semanais com conteúdos de definição, prevenção e tratamento (não medicamentoso) da Síndrome Metabólica; 3- Criar enquetes sobre Síndrome Metabólica; 4- Divulgar informações de artigos científicos recentes publicados em revistas de alta impacto por meio de linguagem simples; 5- Compartilhar vídeos sobre Síndrome Metabólica; 6- Realizar "lives" com profissionais da saúde a respeito do tema.

Justificativa
A construção de saberes entre comunidade em geral e acadêmica e sua divulgação por meio de mídia social tem amplo alcance e proporciona, por meio da criação do perfil no Instagram, conteúdo fundamental na prevenção e tratamento (não medicamentoso) da Síndrome Metabólica. Além disso, o projeto tem grande potencial para combater a divulgação de notícias falsas sobre o assunto.

Beneficiário
Comunidade acadêmica e local (interessados no assunto, profissionais da área da saúde)