ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação
A atuação do Enfermeiro no nível de atenção primária à saúde tem se consolidado como estratégica para a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde. Nesta palestra serão abordadas as competências requeridas ao profissional, bem como as potencialidades e os desafios de sua atuação.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O nível de atenção primária no Brasil é desenvolvido em cada município do país, majoritariamente em unidades básicas de saúde com equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes de Atenção Básica (eAB). Esta é composta de forma multiprofissional com médico, enfermeiro, equipe de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemia, e equipe de odontologia. Para o trabalho interprofissional e individual dos membros das equipes, há um arcabouço legal de respaldo. Neste contexto, muitas vezes a atuação do enfermeiro fica tangenciada à parte gerencial dos serviços, impedindo o avanço da prática clínica do enfermeiro. Essa palestra visa apresentar as possibilidades de ampliação da pratica assistencial do enfermeiro.

Beneficiário
Discentes e docentes vinculados a graduação e a pós graduação da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Enfermeiros que atuam em equipes de ESF e eAB.