FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE: ABORDAGENS NO ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

Apresentação
Tendo como ponto norteador a necessária articulação entre os diferentes equipamentos do setor da saúde, bem como a aproximação com a educação para a implementação do serviços iniciais em situações de violência contra a mulher, destacando-se as especificidades de cada caso, a exigência do domínio para o manejo clínico e o reconhecimento de que é dever de toda a sociedade agir em prol da interrupção do ciclo da violência, propomos o presente curso, composto por cinco módulos de quatro horas cada e que contará com a participação de gestores e atores que coordenam os equipamentos de proteção às mulheres. Esperamos, com esta ação, consolidar a Rede de Proteção às Mulheres de Alfenas e criar fluxos de comunicação, protocolos de atendimentos e redes de suporte, de modo a minimizar o processo de revitimização da vítima, o que, em muitos casos, pelo constrangimento repetitivo e prolongado, a faz desistir de denunciar seus agressores.

Objetivos
Sensibilizar os profissionais da saúde quanto à necessidade de desenvolver ações para o enfrentamento da violência e também construir novas perspectivas de intervenção.

Justificativa
Para uma atuação de forma intersetorial urge dos diversos atores pertencentes da rede de atendimento compreensão ampliada para a abordagem a essas mulheres e sobretudo que tenham conhecimentos acerca das atividades feitas nos diversos setores da rede. O que se vê em alguns casos, é o atendimento feito de forma isolada. Percebe ainda uma atuação tímida por parte da saúde, ainda com o foco ambulatorial. E na atenção primária, por não apropriar - se de suas atribuições em completude, visto ser um setor que majoritariamente as mulheres procuram e dão indícios de que estão vivendo no círculo da violência, mas deparam com muitos profissionais que não tem conhecimento ampliado sobre esse fenômeno e se esbarram no que fazer, como fazer e para onde encaminhar. Então esse treinamento vem ao encontro das necessidades do município para ampliação e comprometimento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

Beneficiário
Profissionais da saúde que atuam na atenção primária no município de Alfenas.