EMPREENDENDO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR VOLTADO ÀS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM

Apresentação
Este projeto busca contribuir com melhorias na gestão organizacional e rentabilidade de partes interessadas envolvidas em empreendimentos cooperativos de reciclagem. Os resíduos sólidos são um subproduto inevitável da atividade humana. Historicamente, fatores como crescimento populacional, urbanização, desenvolvimento econômico e tecnológico afetaram os modos de produção, de estilo de vida e de consumo, aumentando a sua quantidade e diversidade (FIDELIS; COLMENERO, 2016; GUTBERLET, 2015). Dentre as pautas e medidas regulatórias voltadas à sustentabilidade e à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), a reciclagem aponta-se como importante estratégia de mitigação (MIRANDA et al., 2020). Na maioria dos países em desenvolvimento, os catadores são os principais responsáveis pela coleta dos materiais reutilizáveis e recicláveis. No Brasil, os catadores respondem por 89% dos RSU que retornam aos setores produtivos como matéria-prima (MIRANDA et al., 2020).

Objetivos
Este projeto extensionista propõe ações para a melhoria de desempenho de cooperativas de reciclagem na cidade de Poços de Caldas. São objetivos específicos: a) Aplicar ferramentas do campo estratégico para realizar diagnóstico organizacional em cooperativas de reciclagem da cidade de Poços de Caldas; b) Identificar problemas no tocante à gestão e à execução das operações nas organizações objetos de estudo; c) Formular soluções empreendedoras e estratégicas para os problemas identificados, através de análises práticas e teóricas; d) Elaborar planos de ação, executá-los e avalia-los, de modo a implantar as soluções propostas, proporcionando melhorias no desempenho operacional e na rentabilidade dos catadores cooperados; e) Contribuir, por meio das ações implementadas em (d), para a melhoria da gestão de RSU recicláveis da cidade de Poços de Caldas; f) A partir das vivências experimentadas, enriquecer a formação dos estudantes do ICT, Campus Poços de Caldas, UNIFAL, com o desenvolvimento de competências múltiplas: técnicas, de caráter humanista e social.

Justificativa
São motivações e justificativas para a realização deste projeto: (i) Empreendimentos coletivos de reciclagem devem aumentar sua atuação para atenderem às necessidades dos municípios nas operações de coleta, seleção e comercialização de RSU (FIDELIS; COLMENERO, 2016); (ii) Embora o empreendedorismo possa incentivar a efetividade das práticas de reciclagem de RSU (AGBAEZE et al., 2021), ainda há pouca atenção sobre a extensão dos efeitos da gestão em empreendimentos coletivos (CHUNGYAS; TRINIDAD, 2022) e sobre o seu impacto na implantação de políticas de gestão de RSU (GUTBERLET, 2015); (iii) A relação da universidade com o seu entorno busca articular conhecimentos advindos do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade. Colaborações entre UNIFAL Campus Poços de Caldas e cooperativas de reciclagem do município de Poços de Caldas poderão contribuir para a efetividade da gestão de RSU e ainda, com a estruturação de ações de sustentabilidade, cujos objetivos têm caráter transversal e sistêmico; (iv) No contexto organizacional das organizações objetos de estudo, intervenções para a melhoria do seu desempenho poderão levar a uma gestão inclusiva de resíduos (RIBEIRO et al., 2009; GUTBERLET, 2015), otimizando-se operações, geração de renda a catadores associados/cooperados, além da redução de RSU, apoiando o empreendedorismo e a governança ambiental, social e coorporativa dessas organizações de modo colaborativo.

Beneficiário
Empreendimentos Cooperativos de Reciclagem da Cidade de Poços de Caldas.