APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO - APEC

Apresentação
O Programa "APEC" está vinculado à Liga do Processo de Enfermagem da UNIFAL-MG (LIGAPE/UNIFAL-MG) e ao Grupo de Estudo sobre o Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC)(cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Objetivos
OBJETIVO GERAL: capacitar profissionais de enfermagem e estudantes da área para aplicar de forma deliberada e sistemática o Processo de Enfermagem, incluindo o uso de taxonomias de Enfermagem, promovendo a melhoria da qualidade do cuidado e o desenvolvimento da identidade profissional, contribuindo para a segurança e o bem-estar do paciente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar os profissionais de enfermagem e estudantes para compreender e aplicar o Processo de Enfermagem em diferentes ambientes de cuidado, sejam eles na Atenção Primária à Saúde (APS) ou no contexto hospitalar; Proporcionar conhecimento aprofundado sobre as taxonomias de Enfermagem, com ênfase na NANDA International Inc. (NANDA-I), Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) e Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE); Fornecer ferramentas práticas para o registro e documentação adequada do Processo de Enfermagem, garantindo que os profissionais estejam aptos a adotar uma nomenclatura padronizada; Desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos participantes, capacitando-os a tomar decisões embasadas no conhecimento científico, ética e responsabilidade, visando à segurança e ao bem-estar do paciente; Promover a integração da educação permanente na prática dos profissionais de enfermagem, contribuindo para a melhoria contínua da assistência prestada e para a consolidação da identidade profissional; Contribuir para o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Resolução COFEN N. 358/2009, que preconiza a aplicação do Processo de Enfermagem em todos os ambientes de cuidado de Enfermagem; Desenvolver as competências necessárias para a implementação de um Sistema de Apoio à Decisão Clínica (SADC) específico para a Escola de Enfermagem da UNIFAL/MG, denominado SisAPEC, permitindo a utilização eficaz do Processo de Enfermagem (PE) em conjunto com um Registro Eletrônico em Saúde (RES); Alinhar o Programa APEC com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os relacionados à Educação de Qualidade e à Saúde e Bem-Estar.

Justificativa
O Programa APEC se justifica pela necessidade em se fazer cumprir o que é preconizado pela Resolução COFEN N. 358/2009, ao abordar que o Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Logo, é de suma importância que os profissionais de enfermagem vinculados aos serviços de saúde localizados no município de Alfenas/MG, conheçam e saibam aplicar o PE, bem como as taxonomias de Enfermagem. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que os profissionais de enfermagem atuem na prática assistencial subsidiados pelo conhecimento científico (SILVA et al., 2019). Adicionalmente, conforme declarado pela Aliança Mundial para a segurança do paciente, a falta de nomenclatura padronizada para notificação dificulta a boa documentação do registro e pode ter um efeito negativo na segurança do paciente internacionalmente (W.H.O, 2008). Para tanto, a fim de qualificar estes profissionais acerca do PE e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas fazendo uso de taxonomias, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico, justifica-se o desenvolvimento deste programa.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG; enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados a Atenção Primária à Saúde e Atenção Hospitalar do município de Alfenas; usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais participantes deste programa.