DIGITALIZANDO

Apresentação
Este projeto de inclusão digital visa aproximar das novas tecnologias os alunos do ensino fundamental na cidade de Poços de Caldas através da realização de atividades práticas em laboratório de informática, de sendo acompanhados por mentores voluntários, disseminando o pensamento computacional entre crianças do ensino fundamental por meio de oficinas de informática e programação. Ao final do projeto, espera-se que os alunos possam compreender adequadamente o papel do uso da informática como recurso que contribui para a melhoria da qualificação profissional e promoção da inclusão digital. Em paralelo, os tutores envolvidos no projeto terão uma formação mais humanizada, compartilhando com outros parte do conhecimento que têm recebido na universidade. O atual parceiro do projeto será a Escola Municipal José Avelino de Melo.

Objetivos
Promover inclusão digital à comunidade de Poços de Caldas – MG. Objetivos Específicos O projeto Digitalizando tem por objetivos específicos: • Ofertar, à comunidade poços caldense, oficinas de: ◦ Introdução a uso de smartphones; ◦ Introdução a Informática; ◦ Introdução a programação para crianças; ◦ Criação de aplicativos usando APP Inventor ◦ Uso de mídias sociais; ◦ Criação de páginas de internet; ◦ Criação e edição de vídeos e animações; ◦ Outros. • Oportunizar a formação profissional de discentes que atuem nas oficinas e cursos ofertados pelo Projeto.

Justificativa
Primeiramente, peço perdão pelo uso abusivo da primeira pessoa do singular nesta seção. Sempre acreditei que como servidor público na função de professor, deveria promover ações de integração entre universidade e sociedade, principalmente, ações que atendam a necessidades específicas da sociedade. Dito isto, relato um fato ocorrido em 2019: certa noite, um segurança terceirizado dirigiu-se a mim para perguntar se eu conhecia algum curso de informática gratuito, ou pago mas que fosse barato – ele me disse que o curso era uma nova exigência da empresa interposta feita àqueles que prestavam servido de segurança e portaria. Naquele momento senti-me frustrado por não poder suprir sua necessidade por falta de um curso de informática oferecido pela universidade e, senti-me na obrigação de propor tal curso. Da mesma forma que alguém que nos serve diariamente no campus, esse tipo de demanda já chegou a mim de outras fontes, como a Cooperativa Ação Reciclar. Assim como o segurança, assim como os cooperados da Ação Reciclar, há inúmeros trabalhadores que têm a necessidade de capacitação na área de tecnologia digital e que não podem pagar por essa capacitação. Dadas as diversas limitações de recursos humanos, tecnológicos e financeiros as escolas públicas brasileiras, especialmente aquelas que atendem a um maior número de crianças de baixa renda, também sofrem grande carência de Inclusão Digital. Assim, muitas iniciativas, assim como esta, propões o ensino do pensamento computacional já a partir do Ensino Fundamental, dando oportunidade às crianças de aprender conceitos-chave da computação através de oficinas e Informática e Programação. Além disso, discentes da UNIFAL-MG podem ser envolvidos, como tutores, apoiando a aplicação de oficinas para crianças e ganhando conhecimento e experiência pelo contato com profissionais voluntários da área.

Beneficiário
Alunos da Escola Municipal José Avelino de Melo