ATIVIDADES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DAS DSILIPIDEMIAS

Apresentação
Este projeto tem como objetivo promover a conscientização de adolescentes, jovens e adultos em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e controle das dislipidemias. Inicialmente será realizado o treinamento dos acadêmicos integrantes da equipe e a confecção dos materiais educativos a serem utilizados. As informações serão divulgadas nas redes sociais onde o PET Farmácia está presente.

Objetivos
-Esclarecer a população alvo quanto aos fatores de risco, a importância e forma de diagnóstico, prevenção e de tratamento das dislipidemias, -Fornecer orientações para os indivíduos portadores de dislipidemias quanto à adoção de medidas que contribuam para o controle adequado dos níveis séricos de colesterol total, triglicerídoes e das lipoproteínas.

Justificativa
Investigações experimentais, clínicas e epidemiológicas, têm demonstrado o indiscutível papel das dislipidemias como fator de risco para a aterosclerose, que por sua vez constitui uma das principais causas de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. No Brasil, as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares, têm superado as decorrentes de causas externas, doenças malignas e as decorrentes de moléstias respiratórias. Em 1930 as doenças cardiovasculares (DCV) eram responsáveis por apenas 11,8 % das mortes nas capitais do país. Em 1996 este percentual era de 27,4%. Atualmente, a análise da carga de doenças crônicas no Brasil tem demonstrado que as DCV estão entre as dez principais causas de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade (AVAI’s). Estima-se que morram, a cada dia, no Brasil, mais de 400 pessoas em decorrência e infartos agudos do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais. Ainda que a genética e a idade tenham grande importância na evolução das dislipidemias, modificações no estilo de vida podem influenciar os níveis séricos de lipídeos em grande parte dos indivíduos, de forma a reduzir os eventos cardiovasculares e aumentar a sobrevida em pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. Assim, a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física são intervenções de custo moderado, quando comparadas com os ascendentes orçamentos dos tratamentos medicamentosos e dependentes de alta tecnologia e que podem contribuir para a prevenção e controle das dislipidemias. Neste sentido, as medidas preventivas devem ser amplamente difundidas na população a fim de se evitar as dislipidemias e combater determinadas doenças cardiovasculares. Sendo assim, as atividades propostas no presente trabalho poderão contribuir para a difusão de conhecimentos relacionados às dislipidemias e suas implicações no desenvolvimento da aterosclerose e conscientização destes indivíduos quanto à importância da adoção de estilo de vida capaz de prevenir as dislipidemias e de contribuir para o controle do perfil lipídico em indivíduos portadores de dislipidemias. Além disso, a participação dos acadêmicos proporcionará a oportunidade de integração e socialização destes com a comunidade, com enfoque no desenvolvimento de ações para integração da atenção à saúde.

Beneficiário
Jovens, adultos e idosos que acessarem as redes sociais nas quais o PET Farmácia está presente.