METAMORFOSE

Apresentação
O presente projeto visa promover a integração dos adolescentes ingressos em uma escola pública do município de Alfenas com os acadêmicos da UNIFAL/MG, abordando temas que contemplam o período de transição entre a infância e a vida adulta. Essa transmissibilidade de informações se dará por meio da plataforma google meet. Ademais serão utilizadas outras mídias sociais (Instagram e Facebook), a fim de que se consiga alcançar outros jovens. Para a capacitação da equipe serão realizados encontros virtuais e busca de ferramentas pedagógicas ativas. Serão propostos assuntos como família, gravidez na adolescência, uso de drogas, sexualidade, ISTs, cuidados com a saúde geral e bucal, alimentação, transtornos de comportamentos e sociais, bullying, espiritualidade, inserção na Universidade e a influência das redes sociais. As ações propostas visam inserir uma melhor perspectiva na qualidade de vida desse público, no que se remete as intensas mudanças dentro desse ciclo metamórfico.

Objetivos
1. Auxiliar o desenvolvimento da capacidade reflexiva e cognitiva dos adolescentes; 2. Promover melhor entendimento de cultura e pensamento da sociedade em que vivemos por meio do diálogo e exemplificações; 3. Sensibilizá-los a respeito dos hábitos de saúde, a fim de que isso reflita em benefícios próprios e de membros do núcleo familiar; 4. Promover o conhecimento e o interesse acerca da vida universitária, favorecendo a eliminação de visões arraigadas de preconceito; 5. Estimular a eliminação de uma visão negativa e infantilizada que muitas pessoas têm acerca da adolescência; 6. Sensibilizar esse público quanto a forma de proceder a higiene bucal de todos os membros da residência como escovação, uso do fio dental, tempo de troca de escova e quantidade correta de creme dental; 7. Encaminhar usuários desse grupo etário com necessidades de cuidados com a saúde bucal, para as clínicas odontológicas especializadas da UNIFAL/MG; 8. Incentivar os adolescentes a contribuir para uma melhor qualidade de vida no convívio familiar; 9. Tentar estabelecer um diálogo entre os familiares para um melhor conhecimento acerca de comportamentos que poderão surgir; 10. Favorecer a construção de um saber multiprofissional através da relação dos acadêmicos com os professores, supervisor, diretor e demais funcionários em exercícios de suas atividades; 11. Proporcionar aos acadêmicos participantes do projeto uma visão geral de saúde desse público alvo e estimular um envolvimento humanístico entre os membros; 12. Estimular uma análise reflexiva aos acadêmicos envolvidos no projeto para lidar com as adversidades que eventualmente surgirão.

Justificativa
A transição da infância para o universo adolescente alberga um estágio da vida circundado por grandes transformações físicas e mentais, oportunizando a eclosão de transtornos de conduta (ROSSI et al., 2019). Essas alterações se manifestam com o uso de drogas lícitas e ilícitas, além de álcool e violência (CRUZEIRO et al., 2008). Práticas inapropriadas de menor proporção, como: mentir, enganar, não justificar faltas em aulas e roubar utensílios de baixo valor, são geralmente atitudes que precedem a condutas mais graves como agressões, roubos mais consideráveis e uso de equipamentos lesivos ao corpo humano (BORDIN; OFFORD, 2000; CRUZEIRO et al., 2008). A manutenção desses atos pode, consequentemente, acarretar uma indicação de transtorno de personalidade antissocial na idade adulta (BORDIN; OFFORD, 2000; CASPI; MOFFITT, 2001; CRUZEIRO et al., 2008; FARRINGTON, 1993; GOLDSTEIN et al., 2006; GUZE, 1994; PACHECO et al., 2005; SODERSTROM et al., 2004). A ascendência do uso de drogas lícitas, de acordo com análises e pesquisas, inicia-se aos 12,5 anos para o sexo masculino e 12,8 anos para o sexo feminino, sendo o uso de drogas ilícitas iniciado mais tardiamente, aos 13,1 e 14,4 anos para adolescentes do sexo masculino e feminino, nesta ordem (GONÇALVES et al., 2016; SILVA; RUZZI-PEREIRA, 2020). Em paralelo a isso, necessita-se estabelecer motivos que associam os transtornos de conduta em jovens para que haja um norte no estabelecimento de métodos estratégicos para a prevenção (CRUZEIRO et al., 2008). Nesse ínterim, as reuniões propostas pelo Projeto Metamorfose propõem construir momentos que promovam interações dialógicas que permitam a elaboração e compartilhamentos de situações experenciadas pelos integrantes do grupo com os adolescentes. Assim, pretende-se gerar uma relação horizontal entre todos presentes, estabelecendo um meio equitativo de compreensão e ideias (SAMPAIO et al., 2014). Ademais pretendemos construir e divulgar um conteúdo elaborado para essa faixa etária de forma virtual para as redes sociais Instagram e Facebook a fim de que haja popularização das informações e trocas de experiências com o presente público.

Beneficiário
Pretende-se beneficiar os estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, localizada no município de Alfenas/MG, os profissionais nesse colégio e a equipe do projeto. Também se intenciona abarcar jovens que tenham acesso as redes sociais com conteúdo digital informativo e interativo.