CAPACITAÇÃO A MENTORES

Apresentação
O curso de capacitação a mentores é destinado a preparar docentes da UNIFAL-MG a assumirem esse papel e se integrarem ao Programa de Mentoria da Universidade (PROMENT). Este programa tem por objetivo desenvolver ações preventivas e de suporte aos estudantes, em um ambiente humanizado, a fim de compreender, conhecer e acompanhar a vida do acadêmico, reconhecendo que a formação do futuro profissional pode estar sujeita a estresse acadêmico e emocional.

Objetivos
- Capacitar os mentores a terem uma postura acolhedora ao estudante que sai de seu núcleo familiar e se insere na Universidade (ambiente novo, com exigências de novas posturas e responsabilidades); - Capacitar os mentores a assumirem o papel de facilitador de discussões de temas trazidos pelos próprios estudantes, levando-os a reflexão e os auxiliarem a desenvolver competências para enfrentar dificuldades pessoais, acadêmicas e profissionais; - Oferecer ferramentas aos mentores para que possam aplicá-las na condução do grupo que irão trabalhar; - Instrumentalizar os mentores a detectar estudantes em sofrimento psíquico e encaminhá-los para acompanhamento e/ou tratamento com profissionais especializados da instituição ou da rede pública de atendimento a saúde.

Justificativa
O ingresso na Universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade para o início e manutenção do uso de álcool e outras drogas e desenvolvimento de sofrimento e transtornos psíquicos, pois é um período em que o jovem se distancia do núcleo familiar e se insere em um contexto novo que requer adaptações, novas posturas e responsabilidades. Estudos apontam que a prevalência de sintomas depressivos, de ansiedade, uso de álcool e outras drogas e suicídio é maior entre os estudantes universitários, quando comparados à população geral. Isso ocorre porque esses estudantes estão sujeitos a potentes estressores, como uma rede de apoio deficiente, sobrecarga de atividades, competição, dificuldade na administração do tempo, responsabilidades e atendimento de expectativas, de si próprio, dos pais e da sociedade em geral. Além disso, os estudantes da área da saúde começam a ter contato com doença e morte e não raro surgem sentimentos de impotência, medo e fracasso. Por isso, faz-se necessário propostas de prevenção (apoio ou suporte) e acompanhamento para esta dada população, como o Programa de Mentoria.

Beneficiário
Docentes da UNIFAL-MG que foram escolhidos pelos estudantes a desempenharem o papel de Mentor.