PROJETO HOPE

Apresentação
O Projeto pretende realizar palestras, capacitações, mesas redondas, dinâmicas e oficinas como por exemplo, escrita terapêutica, desenho e pintura, música, lettering, meditação e yoga, aromaterapia, oficina de massagem, oficinas de origami, gestão de tempo e oficinas de redação por meio das redes sociais como Youtube, Instagram, Facebook, Blog, entre outros. Dessa forma, o projeto irá auxiliar o aprendizado, a melhoria da qualidade da saúde mental do público-alvo e a identificação dos sintomas de transtornos mentais, bem como na prevenção dos mesmos, buscando alcançar esse propósito por meio de atividades que promovam o bem-estar, conscientizem sobre a importância da saúde mental e ensinem a lidar com situações de estresse na rotina de todas as pessoas impactadas pelo projeto.

Objetivos
O projeto visa fomentar a importância do bem-estar mental de alunos universitários, e toda a comunidade que acompanha o projeto nas redes sociais. Assim, o Hope promove melhorias na qualidade de vida do público-alvo por meio das plataformas virtuais como o Blog, Facebook, Instagram e Youtube, além de atividades presenciais que proporcionam o relaxamento, a troca de experiências e aprendizado sobre os assuntos relacionados a transtornos psíquicos causados pela má qualidade da saúde mental. Desse modo, é possível promover a conscientização sobre a importância da saúde mental para o bom desempenho acadêmico, boa qualidade de vida e prevenção de doenças psicológicas. Além disso, o Hope tem como propósito facilitar o aprendizado de pré-vestibulandos, auxiliando o ingresso da universidade. Nesse sentido, o projeto visa fornecer ferramentas para auto-observação e autocuidado da saúde mental, promovendo um impacto positivo na vida das pessoas atingidas pelo projeto.

Justificativa
As exigências dentro da universidade são desafios enfrentados pelos acadêmicos, pois a pressão socioeconômica e dificuldades na adaptação ao ritmo de estudo acompanham grande parte dos universitários, e muitas vezes, comprometem a saúde mental destes. Estima-se que 15% a 25% dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psicológico durante a graduação. Desse modo, evidencia-se que, o volume de informações recebidos pelos estudantes durante a formação acadêmica, aliado as responsabilidades pessoais podem afetar a saúde mental dos mesmos, além de aumentar as chances de suicídio em casos mais extremos (RIOS, 2006; CAVAESTRO et al., 2006). Além disso, de acordo com Sahão (2019) o sofrimento mental dos estudantes universitários pode estar relacionado a necessidade de adaptação relacionada à moradia, ao suporte social, à autonomia, às exigências relacionadas ao conteúdo abordado nas disciplinas, entre outras. Estudos indicam a preocupação de gestores e professores das universidades com relação à grande incidência de insucesso acadêmico dos alunos devido aos problemas enfrentados pelos mesmos, como as baixas classificações, mudanças de curso e abandono. É importante ressaltar que além dos acadêmicos, alunos pré-vestibulandos enfrentam a transição da fase escolar para a fase universitária, tendo que se adaptarem a muitas tensões, cobranças e angústias que surgem nessa fase. Isso ocorre pois o vestibular é uma prova concorrida,difícil, classificatória e exigente, na qual o aluno necessita aplicar todo o seu conhecimento adquirido na fase escolar e simultaneamente ser capaz de manter seu controle emocional. Esta complexidade do vestibular, assim como a dificuldade de acesso na universidade são características da educação superior no Brasil, principalmente nas universidades públicas, devido ao número de vagas ser reduzido em relação ao nível de concorrência para as mesmas. (DAOLIO; NEUFELD; 2017) Desse modo, muitas vezes o vestibular contribui para o surgimento de estresse, ansiedade e depressão, visto que a grande pressão que exerce no estudante é acompanhada pelo medo do fracasso, escolhas mal sucedidas, pela disputa de vagas e pelo pouco tempo de preparo. Segundo Zeller (2000) acredita-se que essas situações de estresse na qual os alunos são submetidos podem afetar o cumprimento das atividades e o processo de aprendizado, visto que, a mudança vivenciada no início de seus estudos universitários pode gerar um aumento de responsabilidade, ansiedade e competitividade. (FAGUNDES; AQUINO; PAULA, 2010; DAOLIO; NEUFELD, 2017). Ademais, estudos demonstram que o principal problema de saúde mental da população estudantil são os distúrbios psicossomáticos seguidos por estresse psíquico. Dessa forma, compreende-se que, muitos estudantes têm dificuldades em lidar com suas emoções apresentando desequilíbrio no estado emocional. Evidencia-se, portanto, a necessidade de proporcionar aos alunos ações de apoio com a finalidade de amenizar o impacto emocional causado pela universidade (CERCHIARI et al., 2005). Dessa forma, o projeto Hope percebe a necessidade de realizar a ação, para que possa contribuir com a saúde mental e o bem estar do público-alvo.

Beneficiário
O público alvo dessa ação serão os alunos dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas, além de pré-vestibulandos e toda população impactada por meio das diversas redes sociais do projeto, como Instagram, Facebook, Youtube e Blog.