PSICOLOGIA PARA A SAÚDE

Apresentação
A presente proposta caracteriza-se como um projeto de pesquisa-intervenção, sob o preceito da produção/promoção de saúde no contexto universitário. Parte da premissa de que os espaços formativos, no momento de crise atual que vivenciamos por conta da pandemia, deva compor dentre as suas preocupações, um olhar alinhado as considerações e demandas afetivas e emocionais dos estudantes, bem como as condições materiais, nas quais se desenvolvem as relações formativas e, sobretudo, de que modo essas demandas influenciam e impactam suas condutas.

Objetivos
Elaborar estratégias de apresentação das temáticas de saúde de acordo com eixos; - Desenvolver recursos e instrumentos de acompanhamento e avaliação dos processos de desenvolvimento na interface Psicologia e Saúde em diferentes facetas (físicas, psicológicas e sociais); - Socializar recursos e ações relacionais que contemplem a interface psicologia e saúde direcionadas para a promoção de saúde no contexto universitário;

Justificativa
A permanente presença de doenças e sofrimento no cotidiano das pessoas tem gerado a tendência natural de compreensão da saúde como apenas “ausência de doenças”, resquício da definição e hegemonia do modelo biomédico ainda presente na maioria das ações e práticas em saúde (TRAVERSO-YEPEZ, 2001). De acordo com a autora, nesta compreensão a doença é vinculada a um problema físico do “corpo”, enquanto as dimensões psicológicas, sociais e ambientais são desconsideradas ou reduzidas a análises fragmentadas e superficiais, o que reforça a análise presente nos programas e ações de atenção a saúde que enfocam a doença em detrimento ao sujeito. A consideração de que o sofrimento e doença não se reduzem a uma evidência física/orgânica apenas, mas sim compreendem uma relação intimamente relacionada com as facetas do contexto sócio-cultural ainda é um desafio pois implica a revisão crítica do desenvolvimento dos processos de significação relacionados à saúde-doença, baseada em uma visão sistêmica e ecológica da vida e desenvolvimento humano. (TRAVERSO-YEPEZ, 2001). Assim, uma questão central de discussão são as propostas de promoção da saúde, com ações que possibilitem a melhoria das condições de vida da população. De acordo com Gonzalez Rey (2011:44) “A transformação das condições de vida deve ser acompanhada da educação da pessoa, única forma de garantir que as pessoas se tornem sujeitos dessas novas condições e sejam capazes de novos níveis de desenvolvimento”. Essa definição contempla a pessoa como sujeito, além da plurideterminação de sua organização. González Rey (2004a) afirma a respeito do conceito de saúde: a) A saúde não deve ser associada a estado de normalidade, é um processo no qual a pessoa participa de forma ativa na qualidade de sujeito; b) A saúde é uma expressão plurideterminada (combinam-se fatores genéticos, sociais, psicológicos), e seu curso não é decidido pela participação ativa do homem de forma unilateral. Ainda de acordo com o autor, a compreensão histórico-cultural dos processos de desenvolvimento humano permite-nos avançar na compreensão sobre os processos de saúde e doença como processos de sentido e de significado configurados de maneira plurideterminada, configurada nos espaços de atuação e reconhecimento dos espaços sociais e individuais diferentes contextos e relações humanas. Neste sentido, a iniciativa da criação de uma Liga Acadêmica de Psicologia na Saúde, defende que o espaço formativo ofertado pela universidade como um contexto e espaço profícuo para a abordagem e solidificação de ações e estratégias que contemplem o desenvolvimento humano sadio, com a proposição de experiências e estruturas que promovam a saúde (EMILIANO, 2008). Entendemos também que a defesa desta premissa esta alinhada a toda e qualquer ação que tenha como cerne a qualificação dos espaços de desenvolvimento formativo, que por meio de suas ações desdobram-se em ações de impacto a realidade social. Assim, considerando o compromisso da Universidade na produção e divulgação do conhecimento científico, com base no contexto social, a fim de que especificidades regionais consideradas, e que sustentem estratégias de mudança, e solidifique os espaços e interações de desenvolvimento como promotoras de desenvolvimento humano saudável, este programa tem como foco o desenvolvimento estratégias que abordem a interface Psicologia e Saúde.

Beneficiário
a) Acadêmicos dos diferentes cursos da UNIFAL;