EXPRESSÕES DA INFÂNCIA: BRINCANDO COM A LINGUAGEM

Apresentação
O projeto “Expressões da infância: brincando com a linguagem” propõe atuar em espaços educativos com o objetivo de favorecer situações em que as crianças experimentem práticas interacionistas com foco na leitura literária, na contação de histórias, na musicalidade, na exploração sonora, na confecção de instrumentos musicais alternativos e nas brincadeiras de tradição oral. Acreditamos que a criança é um agente na apropriação que faz da cultura em que está inserida e que, quanto mais lúdicos forem os seus contextos educativos, mais estarão potencializadas as possibilidades de mobilização e ressignificação dos aspectos culturais que caracterizam o seu cotidiano. As linguagens - literária, musical, visual, corporal - ensejam diversos modos de brincar. São brincadeiras com sonoridades, com musicalidades, com jogos de palavras, com o imaginário infantil, com danças de rodas, em que o humor se faz presente e dá lugar para que as infâncias se expressem demonstrando sua diversidade.

Objetivos
● Constituir um grupo de estudos e de pesquisa que agregue as proponentes e colaboradoras/es deste projeto, as professoras/es das escolas municipais parceiras e as/os estudantes da UNIFAL que o integrarão; ● Discutir, neste grupo, as concepções e caracterizações referentes à linguagem literária, musical e à ludicidade; ● Definir, no trabalho em grupo, os aspectos conceptuais de infância e de criança que embasarão as ações extensionistas; ● Preparar cada uma das linhas de ação: leitura literária, contação de histórias, exploração sonora e musical, confecção de instrumentos musicais alternativos e brincadeiras de tradição oral; ● Propor experiências de leitura, de música e de brincar para as crianças das instituições parceiras; ● Criar situações de compartilhamento de experiências, envolvendo as crianças, as(os) acadêmicas(os) e professores(as) partícipes do projeto.

Justificativa
Embora já existam estudos que discutam a importância, na educação escolar, sobretudo na Educação Infantil e nos anos iniciais, de processos de formação que permitam às crianças experienciar diferentes linguagens por meio de atividades lúdicas, as práticas escolares mantêm uma tradição de ensino que têm por princípio a ideia de que o aprendizado e a aquisição de conhecimento ocorrem somente por meio de processos disciplinares. Nesse sentido, em contato com algumas escolas e professora/es de Alfenas e em conversa com estudantes de Pedagogia e de outros cursos, observamos a necessidade de problematizar e realizar experiências que efetivamente possam favorecer situações em que as crianças experimentem práticas interacionistas com foco nas diferentes linguagens. Essas experiências permitirão, tanto por parte do/as professores/as das escolas parceiras quanto pelos licenciando/as da Unifal, a construção de repertórios culturais.

Beneficiário
Crianças e professore/as de escolas de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental de Alfenas. Licenciado/as de diferentes cursos da Unifal.