CONHEÇA SEU TIPO DE SANGUE

Apresentação
Este projeto será desenvolvido por alunos do grupo PET do Curso de Farmácia. Terá atividades voltadas para a comunidade em geral e estará aberto a novas parcerias. Seu objetivo principal é multiplicar informações sobre tipagem sanguínea e conscientizar a população da importância do conhecimento dos tipos sanguíneos mais raros em transfusões sanguíneas.

Objetivos
Acrescer informações sobre tipagem sanguínea, conscientizar a população da importância do conhecimento dos tipos sanguíneos mais raros, minimizar os problemas ocasionados pela incompatibilidade em transfusões sanguíneas ou doença hemolítica do recém-nascido, e incentivar a população a fazer doação de sangue.

Justificativa
Existem várias razões que destacam a importância de se conhecer seu tipo de sangue, seja por razões médicas, seja para obter um visto para um país estrangeiro, ou para transfusões sanguíneas adequadas. É comum depararmos com pessoas que não têm essas informações básicas, que facilitam um atendimento de urgência e emergência, e por tal motivo é de grande importância que se conheça essas características próprias para que, assim, se evite incompatibilidade sanguínea em eventual necessidade de transfusão. Dentre as principais preocupações em uma incompatibilidade de transfusão, evidencia-se o fator Rh, em casos em que o bebê tenha o Rh positivo herdado do pai e a mãe possua o fator Rh negativo. Embora não seja uma incompatibilidade frequente, ela apresenta um dos casos mais graves, provocando a doença hemolítica do recém-nascido. O feto pode falecer na gestação ou após o nascimento, ou ainda resultar em um recém-nascido com anemia profunda, além de surdez e de paralisia cerebral. Quanto aos demais problemas provenientes de incompatibilidades em transfusões sanguíneas, podem ocorrer diversos problemas no organismo, sendo os principais: Icterícia, insuficiência renal, hipotensão arterial e, por fim, o óbito. Por esses motivos, é importante saber seu tipo sanguíneo, e a carteira com o tal informação pode ajudar a salvar vidas, não sendo necessário fazer uma triagem para classificar o sangue.

Beneficiário
População interna e externa a UNIFAL - espera atingir 200 pessoas com este projeto