LIGA ACADÊMICA DE INFECTOLOGIA

Apresentação
A Liga Acadêmica de Infectologia (LAI) pretende realizar ações que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos pelo estudante de medicina, e de prevenção e educação em saúde para a população da comunidade. O médico generalista precisa ter firmes bases teóricas e práticas de infectologia básica para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade, tendo em vista que no Brasil há um quadro de transição epidemiológica único, existindo ainda uma grande prevalência de doenças infectocontagiosas, muitas passíveis de prevenção. A LAI tem como objetivo fornecer e aprimorar as bases teóricas para os participantes, por meio de discussões de artigos científicos e casos clínicos, e trabalhar com a comunidade da Universidade Federal de Alfenas e seus arredores.

Objetivos
Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional das doenças infectocontagiosas, com grande enfoque nas infecções com maior relevância epidemiológica, seja no espaço ou tempo. Capacitar o estudante de medicina na utilização consciente das técnicas terapêuticas de antibioticoterapia. Capacitar o estudante de medicina em ações de educação em saúde e divulgação científica de forma eficaz.

Justificativa
A infectologia é uma especialidade que não segmenta o corpo humano em sistemas ou idades de forma tão cartesiana como muitas, atendendo todas as faixas etárias e casos clínicos de diversas naturezas. As relações com microrganismos existem e são benéficas para o funcionamento adequado de muitos sistemas, mas seu desequilíbrio está por trás de muitas doenças, indo desde de faringites estreptocócicas até infecções fúngicas muito graves. A prevenção é a chave para muitas delas, sendo o foco que o médico generalista deve desenvolver na atenção básica. Para isso é preciso que haja uma base firmada sobre conhecimentos científicos, técnicos e práticos de diversas áreas, como a microbiologia, imunologia, farmacologia, epidemiologia etc.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina. Comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alfenas. Demais pessoas da comunidade em Alfenas.