DECOMPONDO: NÚCLEO RECICLA VIDAS COOPERSUL

Apresentação
O presente projeto, que se iniciou em 2016, dará seguimento às suas atividades, focando este ano no processo de compostagem para geração de renda junto a Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas Ltda (Coopersul). Trata-se de uma ação educativa, visando implementar um pátio de compostagem de pequeno porte. Os resíduos sólidos orgânicos (RSOs) são coletados diariamente por trabalhadores da Coopersul. Todo trabalho de orientação e manejo do mesmo será realizado sub supervisão técnica do coordenador do projeto, e força de trabalho dos funcionários da Coopersul, bem como estagiários voluntários. Serão realizados dois depósitos semanais de RSOs, com uma estimativa de 3 ton/mês. As leiras recebem o material, e utilizando-se da tecnologia de leira estática de aeração passiva, pretende-se produzir composto sólido e líquido para a cooperativa, visando incrementar a renda dos trabalhadores cooperados.

Objetivos
1) Gerar renda para os cooperados.; 2) Promover campo de estágio para estudantes de instituições de ensino superior na área ambiental;

Justificativa
A gestão de resíduos sólidos é um problema grave e crescente em qualquer cidade, por uma série de motivos: coleta onerosa, local de descarte, exigências e multas dos órgãos ambientais, resistência das pequenas vizinhas às grandes cidades em ceder terrenos para novos aterros sanitários, catação por pessoas em risco social e econômico, proliferação de animais indesejáveis, promoção de doenças, etc. Ainda que hajam iniciativas majoritariamente voltadas para a gestão de resíduos sólidos secos, a gestão de sólidos orgânicos (RSO) ainda encontra resistência para efetiva implementação. Esta fração dos resíduos ainda é frequentemente destinada de forma inadequada em uma quantidade significativa e preocupante, sem que haja um destino apropriado, acarretando em risco ambiental e social. Uma das destinações possíveis aos RSOs é a compostagem, que conta com uma diversidade de métodos. O produto principal da compostagem é um composto orgânico sólido e/ou líquido, utilizado geralmente em atividades de jardinagem e/ou horticultura. Neste sentido, o projeto justifica-se ao considerarmos a alta demanda de produção de RSO em estabelecimentos comerciais e residenciais, a falta de uma gestão adequada por parte do poder público municipal. Com o pátio implementado na Coopersul, atividades de pesquisa e de educação ambiental poderão ser realizadas. O projeto considera como muito importante a sensibilização do público visitante ao tema da gestão dos RSOs, caracterizando o viés da educação ambiental, uma vez que promove a reflexão, a mudança de atitudes e o protagonismo cidadão. A visualização prática do processo, da deposição ao composto, estimula as pessoas a refletirem e a adotarem comportamentos mais sustentáveis em suas realidades. Neste sentido, o trabalho na Coopersul é estratégico se considerarmos a novidade que a gestão de resíduos orgânicos agrega, fechando o ciclo de dois volumes de resíduos de alto impacto sobre o meio ambiente. E uma das principais vantagens e impacto do projeto será sobre a renda dos trabalhadores de materiais recicláveis. O vínculo com a UNIFAL neste projeto certamente aumentará a auto-estima dos trabalhadores da cooperativa, bem como ipactará sobre a imagem e a renda dos mesmos.

Beneficiário
Cooperados da Coopersul e estudantes de instituições de ensino superior.