VALORIZAÇÃO DO SABER TRADICIONAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A SUSTENTABILIDADE

Apresentação
O discurso da sustentabilidade, considerando ações ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, está cada vez mais presente nos processos educativos e na inclusão de comunidades tradicionais como atores ativos nas tomadas de decisão. O conhecimento popular, muitas vezes marginalizados no contexto científico, tem sido incluído na produção do conhecimento acadêmico, considerando questões culturais, éticas, de percepção do meio ambiente. Alinhada a esta visão de sustentabilidade, esta proposta pretende aproximar as comunidades tradicionais da cidade de Poços de Caldas às atividades de formação acadêmica dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, buscando atender a demandas ambientais locais e a solução de problemas que contemplem a articulação do saber empírico e saber científico na construção coletiva do conhecimento.

Objetivos
Elaborar o cadastro de comunidades tradicionais locais; Elencar os recursos naturais utilizados no cotidiano das comunidades cadastrada; Elaborar um diagnóstico ambiental participativo; Sistematizar as informações obtidas para que direcionem ações de ensino, pesquisa e extensão considerando comunidades vulneráveis; Contribuir com a formação crítica dos estudantes envolvidos; Aproximar as tecnologias geradas e pelo saber científico do graduação em ciência e tecnologia dos saber tradicionais, visando a construção coletiva do conhecimento

Justificativa
Deve-se buscar, na descodificação, “nova percepção e novo conhecimento” (FREIRE, 1987, p.63) em torno da realidade socioambiental, de forma que a problematização em face das situações-problemas considere o contexto vivido e a sua relevância para a transformação e a mudança da realidade local e permitindo a ruptura com propostas pedagógicas tradicionais que fragmentam os conteúdos em estruturas disciplinares. Há diferentes formas de incluir a temática ambiental nos currículos escolares, como atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora da sala de aula, produção de materiais locais, projetos ou qualquer outra atividade que conduza os alunos a serem reconhecidos como agentes ativos no processo que norteia a política ambientalista. O processo educativo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente deve incorporar novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros. Alinhado este contexto e à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, descrito pela Constituição Federativa da República do Brasil no seu art. 207 (Brasil, 1988) e às diretrizes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORROEX, 2014), este projeto pretende articular a pesquisa participativa em relação às demandas e problemas ambientais locais, à formação acadêmica de Bacharel em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas e à construção coletiva de soluções por meio da sociedade como agente ativo de transformação. Vale ressaltar que esta demanda de projeto foi identificada por meio de outras ações de extensão e participação de atividades culturais comunitárias. As comunidades não estão identificadas nesta proposta intencionalmente visando preservar a identidade e não criar expectativas em relação à realização da ação que dependam de aprovação institucional prévia.

Beneficiário
Comunidade Acadêmica do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas, Comunidades Tradicionais Local como Comunidade dos Agricultores Orgânicos, Comunidade Tradicional de Folia de Reis e Comunidade da Congada de Poços de Caldas e comunidade local.