LIGA ACADÊMICA "DA PESQUISA BÁSICA PARA SAÚDE HUMANA:UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR"

Apresentação
A liga acadêmica "Da pesquisa básica para a saúde humana: Uma abordagem interdisciplinar" será uma atividade de extensão universitária, extra-curricular, desenvolvida por estudantes de pós graduação e de Iniciação Científica interessados na discussão de projetos de pesquisa básica em diferentes áreas do conhecimento voltadas para a saúde humana. Todas as atividades da liga acadêmica serão baseadas no tripé universitário ensino, pesquisa e extensão, visando a inserção dos estudantes no despertar da curiosidade científica através da realização de pesquisas, organização de reuniões científicas, discussões, simpósios etc. e interagir com comunidade local através da divulgação de trabalhos científicos. A liga contará com a participação de colaboradoras(es) e orientadoras(es) de diferentes grupos de pesquisa que assim como as/os estudantes estão comprometidos para o desenvolvimento de atividades e o aprofundamento de conhecimentos da pesquisa básica.

Introdução
O Objetivo da atividade científica é dar uma melhor condição de vida à população e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento. Vários resultados obtidos nos laboratórios ainda não são explicados com clareza, e é difícil a possibilidade de suas aplicações. Muitas vezes, os dados obtidos em um experimento demoram muitos anos a serem explicados com evidências científicas sólidas. Antes que se possam encontrar explicações racionais para os resultados, devem-se realizar mais pesquisa básica sobre o fenômeno biológico. Ou seja, deve-se investir sempre em pesquisa básica. Fomentar o conhecimento básico é aprender mais sobre os fenômenos científicos. É importante assumir que o fundamental é o conhecimento, e que daí deriva a aplicação da ciência na saúde. É também importante entender que a pesquisa básica é o condutor dos processos de inovação tecnológica. O Brasil está cada vez mais entrando no ranking dos países que têm produção científica relevante no mundo e a Unifal/MG está cada vez aumento seus grupos de pesquisa científica básica. Desta forma, o desenvolvimento de uma Liga Acadêmica "Da pesquisa básica para a saúde humana: Uma abordagem interdisciplinar" poderia promover o conhecimento entre estudantes dos cursos da área de saúde por encontros periódicos, aulas expositivas, discussões de resultados e artigos científicos. A Liga apresenta como propostas a congregação de estudantes com interesse em pesquisa básica nas áreas de Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica e Biologia Celular. Como ações, serão realizadas palestras e simpósios afim de difundir o conhecimento dos trabalhos de pesquisa realizados na instituição na própria Unifal/MG e na comunidade.

Objetivo Geral
Ampliar e aprofundar conhecimentos dos diferentes grupos de pesquisa básica da Unifal/MG, proporcionando a integração interdisciplinar das pesquisas voltadas para a saúde humana na instituição. Promover e difundir o conhecimento científico para a comunica acadêmica e alfenense.

Objetivos Específicos
1 - Exposição dos acadêmicos da graduação e pós graduação dos projetos e resultados de suas pesquisas científicas para discussões e debates 2-Integração dos conhecimento entre grupos de pesquisa de diferentes áreas 3 - Atualização científica 4- Promover difusão do conhecimento gerado através da pesquisa básica na Unifal/MG

Justificativa
Tendo em vista que a pesquisa básica refere-se ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico e se torna cada vez mais multidisciplinar, a liga acadêmica "Da pesquisa básica para a saúde humana: Uma abordagem interdisciplinar" surge como uma oportunidade de interação entre grupos de pesquisa diferentes na Instituição na discussão de projetos e resultados de trabalhos científicos. Desta forma, através da liga esse diferentes grupos podem se integrar e auxiliar, fortalecendo a pesquisa na Instituição. Além disso, a liga seria uma forma de divulgação dos diferentes grupos de pesquisa o que atrairia mais estudantes interessados em ingressar na pesquisa básica.

Beneficiário
Acadêmicos de graduação e pós-graduação da área da saúde da Unifal/MG, além da comunidade alfenense