APRENDER ECONOMIA

Apresentação
Este projeto objetiva produzir e oferecer videoaulas ao público interno e externo à Unifal-MG, por meio da plataforma YouTube, que sirvam como recursos didáticos para a aprendizagem e que também auxiliem a divulgação das Ciências Econômicas. A motivação para sua criação surgiu a partir da experiência com o desenvolvimento de videoaulas para atender a disciplina de “Introdução à Economia” do Bacharelado em Ciência da Computação, que é oferecida na modalidade à distância. A partir dessa experiência, percebeu-se o potencial dessa ferramenta nas atividades de ensino e a necessidade de aperfeiçoar sua utilização, redefinindo as aulas já existentes e criando novos conteúdos.

Introdução
A sociedade ao longo dos anos vem passando por diversos processos e mudanças na forma de comunicação, utilizando a tecnologia como um meio otimizador de atividades existentes. Esses processos e mudanças podem ser observados na educação, que por intermédio do arsenal de ferramentas propostas - telecomunicações, softwares e hardwares -, permite proporcionar uma melhor experiência aos envolvidos. Dessa forma, os vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso pedagógico. O uso de vídeos em educação respeita as ideias de múltiplos estilos de aprendizagem e de múltiplas inteligências: muitos alunos aprendem melhor quando submetidos a estímulos visuais e sonoros, em comparação com uma educação tradicional, baseada principalmente em textos. Nesse sentido, a utilização da plataforma YouTube como instrumento com potencial interativo, pode e deve ser usado pelos professores para fortalecer os ecossistemas comunicativos, proposto como “um ideal de relações, construído coletivamente em um dado espaço, em decorrência de uma decisão estratégica de favorecer o diálogo social, levando em conta, inclusive, as potencialidades dos meios de comunicação e de suas tecnologias. ” (SOARES, 2011; KAMERS, 2015).

Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo produzir e oferecer videoaulas ao público interno e externo à Unifal-MG, por meio da plataforma YouTube, que sirvam como recursos didáticos para a aprendizagem e que também auxiliem a divulgação das Ciências Econômicas.

Objetivos Específicos
Especificamente pretende-se: - desenvolver videoaulas sobre Ciências Econômicas que sirvam como recursos didáticos e para a divulgação das Ciências Econômicas; - utilizar a plataforma YouTube como ferramenta de apoio a aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, criando um diálogo com o público interno e externo à universidade

Justificativa
É importante destacar que inúmeros autores demonstram que o uso das tecnologias, através dos diferentes recursos midiáticos, favorece na minimização de possíveis problemas de compreensão e desinteresse dos estudantes, oportunizando um aprendizado real e atraente. Assim, o uso de vídeo aulas poderá contribuir para despertar o interesse dos estudantes pelos temas relacionados à Ciência Econômica, criando uma nova motivação aos estudos, tornando a aprendizagem mais interessante e incentivando-os a uma melhor formação.

Beneficiário
Público interno e externo à Unifal-MG