Apresentação
Para preservação da memória, história e do patrimônio da cidade de Alfenas, e região, resolvemos elaborar esse projeto de extensão, cujo objetivo principal, é analisar as origens do Tiro de Guerra (TG) em Alfenas, com a origem da própria Unifal-MG, antiga Escola de Farmácia e Odontologia (EFOA). Ambas as institições foram criadas no mesmo ano, 1917. Inclusive, o Tiro de guerra chegou a funcionar, como Escola de Instrução Militar, nas salas da EFOA. Essa memória-história, se mesclam na nossa região. A própria instrução dos "atiradores", são realizadas de uma maneira, para não prejudicar em suas atividades acadêmicas e profissionais. Além disso, esses soldados participam de diversas atividades cívico-sociais junto à sua comunidade, como campanhas de vacinação, recolhimento e doação de agasalhos, ajuda as enchentes no RS, entre outras.
Objetivos
Construir um material que possibilite ao publico alvo o acesso às informações sobre a parceria Tiro de Guerra/EFOA-Unifal-MG; Apresentar por meio de material de Divulgação científica, importância da memória na resconstrução do conhecimento histórico; Levar a divulgação científica para o sul de Minas Gerais (Unifal-MG); Discutir questões relativas aos patrimônios e às memórias, a partir da Divulgação Científica; Organização e publicação de um livro sobre o desenvolvimento do projeto.
Justificativa
Este projeto visa a apresentar, por meio de uma análise histórica, uma discussão das relações entre memória, patrimônio e história. Inicia-se com ponderações sobre as origens de duas instituições fundamentais em Alfenas: a EFOA e o TG. Nesse sentido, centraremos nossa pesquisa em suas origens, em 1917. Concluímos com algumas considerações sobre a relevância da documentação textual presente no Museu da Unifal-MG e imagética, espalhada pela cidade, principalmente nas áreas próximas ao Museu, antigo prédio da EFOA. Para uma compreensão mais ampla das represetnações da memória e suas implicações para as relações de poder, este projeto tem por objetivo realizar um estudo sobre a memória coletiva, analisando também “os tipos de materiais” produzidos pela história científica. A formação da disciplina no século XIX, a ampliação da noção de documento no século XX, suas transformações. Estabelecendo, dessa forma, a relação documento / monumento
Beneficiário
O projeto se destina primordialmente a convocar e despertar o interesse de discentes, de qualquer um dos cursos, e de membros da comunidade externa, sobre essa relação de influências entre ambas as instituições. DOCUMENTO / MONUMENTO: OS TIPOS MATERIAIS PRODUZIDOS PELA HISTÓRIA CIENTÍFICA