PODCAST SOBRE BIOTECNOLOGIA E CIÊNCIA (POD TECH)

Apresentação
A Biotecnologia, intitulada como a ciência do futuro, é um vasto campo de conhecimento que explora, descobre e reinventa constantemente a informação e as técnicas; o presente pode deixar de ser presente em um piscar de olhos. Também, é importante compreender que o meio acadêmico, onde boa parte da ciência é sintetizada, pode apresentar uma linguagem mais erudita, mais técnica, que, por vezes, distancia aqueles que não possuem familiaridade com os termos empregados pelos cientistas em suas produções textuais ou discursos. Neste sentido, o projeto do Podcast “Pod Tech - Se pode Tech pode Biotec” proposto pela Liga Nacional Acadêmica de Biotecnologia (LiNA - Polo UNIFAL), se reuniram a fim de organizar um podcast de divulgação científica que atingisse a população para além dos portões da universidade. Fortemente inspirado pelo Pint Of Science, evento de caráter global de discussão científica em bares e pubs de uma forma mais descontraída

Objetivos
Disseminar conhecimentos biotecnológicos e científicos à população geral; Promover discussões sobre questões recorrentes e relevantes; Incentivar a busca de informações por parte do ouvinte; Envolver docentes e discentes de diferentes formações que envolvem o tema; Ampliar a margem de interesse em relação ao curso.

Justificativa
O meio técnico-científico é, de fato, uma área em constante desenvolvimento que requer atenção sobre suas temáticas a fim de garantir a atualização sobre inovações e descobertas que são feitas dia após dia conforme a ciência marcha em direção ao futuro. E não se pode falar de ciência e futuro sem mencionar a ciência da revolução técnico-científica, a Biotecnologia. Ainda é válido mencionar que o meio científico, o meio acadêmico como um todo, é cercado de nomes e termos que nem sempre estão claros o bastante para aqueles que buscam se informar de uma fonte direta e segura, seja um doutor de uma diferente área do conhecimento, ou um jornalista ou um adolescente no auge de seu caminho como cidadão responsável e preocupado. É como se cientistas falassem uma língua própria que, por vezes, apenas eles entendem o que está sendo transmitido. A criação de um podcast de divulgação científica se mostra uma alternativa promissora ao se pensar em como o conhecimento, produzido nos laboratórios de academias ou indústrias, poderia ser levado e discutido não só por acadêmicos, mas também para as massas, aqueles que querem beber da fonte do conhecimento científico e não possuem qualquer orientação por onde começar. A ideia surge fundamentada sobre o princípio da extensão universitária: os acadêmicos trazendo algum retorno para a população além dos muros da universidade. Então, o surgimento deste podcast apresenta como justificativa principal a discussão de temas relacionados com a biotecnologia, trazendo diferentes convidados para um debate amplo, com diferentes pontos de vistas e opiniões, evidenciando a pluralidade que a biotecnologia pode atingir e contando sempre com uma linguagem simplificada, de fácil entendimento e interpretação. É importante ressaltar que os ouvintes possam interagir com o podcast através das redes sociais, com comentários, pedidos e sugestões; que a comunidade esteja tão envolvida a ponto de haver conversas rotineiras sobre ciência e tecnologia. O projeto anseia romper com a linguagem acadêmica, propagando a ciência como uma ferramenta acessível e tornar a sua interpretação mais compreensível a cada novo dia.

Beneficiário
Os beneficiários seriam pessoas com pouco conhecimento sobre a biotecnologia e suas áreas de atuação, e também acadêmicos e funcionários da UNIFAL; principalmente a sociedade de modo geral. Estima-se 300 pessoas, além do fluxo informacional indireto.