ANÁLISE DA ÁGUA DA FONTE DO BAIRRO DOS SANTOS REIS EM ALFENAS

Apresentação
A Igreja de Santos Reis localiza-se no alto do Bairro dos Santos Reis, um dos mais antigos de Alfenas, de onde é possível avistar toda a cidade. O referido bairro conta com uma Mina d’água usada pela comunidade de Alfenas. Depois de notícias veiculadas, em novembro de 2018, sobre uma mina d’água localizada no bairro Jardins das Oliveiras, contaminada por coliformes fecais, torna-se importante o acompanhamento constante pela Vigilância Sanitária em todas as Minas d’água da cidade. Atualmente, o município de Alfenas possui 26 Minas d’água. Neste sentido, a Universidade, por meio de seus laboratórios de Microbiologia e Química, seu corpo docente qualificado e diversos cursos que, de alguma forma, tocam a problemática social, cultural, econômica e de saúde envolvida, pode prestar um importante papel a comunidade de Alfenas. A presente proposta tem por objetivo um estudo amplo das condições (social, cultural, econômica e de saúde) da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis.

Objetivos
O objetivo desta ação é de avaliar a qualidade química e microbiológica da água da Mina d’água localizada no bairro dos Santos Reis, no município de em Alfenas. No entanto, a preocupação da ação é ir além de um olhar restrito e técnico, buscando entender a Mina no contexto social, econômico e cultural do Bairro. Um levantamento histórico, demográfico, ambiental, política, social e cultural do Bairro será feito para compreender a importância da Mina d’água na comunidade. Em paralelo, será feito um levantamento da história da Mina d’água em termos de sua qualidade, manutenção, localização, entorno e alterações, junto a administração do município. Diversa ações de alfabetização e divulgação científica serão realizadas para a comunidade do bairro, por meio de eventos no local da fonte, e na universidade por meio de palestras.

Justificativa
No Brasil, atualmente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, além dos mais de cem milhões que não possuem serviços de coleta de esgoto. Com isto estabeleceu-se o novo marco do saneamento, que tem por objetivo garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto, até 31 de dezembro de 2033. A cidade de Alfenas é rica em recursos hídricos, banhada pela Bacia hidrográfica do Rio São Tomé - cuja nascente fica no bairro de Serra Negra, no município de Machado e termina no Lago de Furnas, que circunda o município, exceto pelo limite sul. A nova lei contribuirá para a revitalização de bacias hidrográficas, a conservação do meio ambiente e a redução de perdas de água, além de proporcionar mais qualidade de vida e saúde à população, aquecer a economia e gerar empregos. Neste sentido, é importante ações de alfabetização e divulgação científica para promover a preocupação e cuidado da comunidade com este patrimônio, e manter a administração pública atenta e preocupada com a manutenção e monitoramento da área da Mina e sua água.

Beneficiário
O bairro conta atualmente com 9 ruas, entorno da Igreja dos Santos Reis, e aproximadamente 2000 habitantes que serão diretamente beneficiados com esta ação.