TEATRO DE SOMBRAS, SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Apresentação
O projeto visa investigar a eficácia de narrativas e contação de histórias sobre ciências em museus como ambientes de ensino não formal para educar alunos do ensino fundamental sobre vacinas, fake news e baixa cobertura vacinal. Utilizando oficinas de teatro de sombras, pretende-se promover um entendimento mais profundo e duradouro sobre vacinação, influenciando positivamente a conscientização de crianças, jovens e seus responsáveis. Através de experiências imersivas e de interação teatral, espera-se que o conhecimento adquirido pelos jovens seja compartilhado com seus responsáveis, contribuindo para aumentar a conscientização sobre a importância da imunização na comunidade. Em um contexto de desinformação sobre vacinas, essa abordagem inovadora é crucial para combater fake news e promover a saúde pública. A iniciativa almeja envolver a comunidade local, oferecendo atividades educativas que complementem o ensino formal, tornando a educação em saúde mais acessível e atrativa.

Objetivos
• Avaliar a eficácia de museus para promover educação sobre a importância das vacinas na saúde pública. • Desenvolver e implementar oficinas de teatro de sombras sobre a produção de vacinas e suas implicações na saúde pública. • Medir o impacto das atividades desenvolvidas no museu sobre o aprendizado adquirido durante as visitas.

Justificativa
A educação em saúde é fundamental para promover comportamentos saudáveis e prevenir doenças. No entanto, o ensino de ciências, incluindo a educação sobre vacinas, muitas vezes se restringe a ambientes formais, como escolas, onde o aprendizado pode ser limitado por métodos tradicionais de ensino. Pesquisas indicam que ambientes não formais, como museus, podem enriquecer o processo educacional ao proporcionar experiências interativas e imersivas que capturam o interesse dos alunos de maneira mais eficaz. Estudos, como os de Rocha, Fachín-Téran (2010), Jacobucci et al. (2009), Marandino (2009) e Praxedes (2009), sugerem que aulas fora do ambiente escolar convencional podem desenvolver o pensamento crítico dos alunos e capacitá-los para tomar decisões informadas. A utilização de museus para o ensino sobre vacinas visa não apenas aumentar o conhecimento científico, mas também combater a desinformação e as fake news que prejudicam a adesão às campanhas de vacinação. A baixa cobertura vacinal é um problema crescente, exacerbado por informações falsas e teorias da conspiração disseminadas em redes sociais e outros meios informais. Em resposta, o projeto propõe usar o Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL/MG como um espaço educativo não formal para ensinar sobre vacinas. Oficinas de teatro de sombras são escolhidas como metodologia por serem uma forma lúdica e eficaz de ensinar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente. Essa abordagem permite que os alunos compreendam a importância da imunização de forma intuitiva e por um período maior de consolidação de informações adquiridas. A hipótese central é que crianças e adolescentes aprendam de forma mais eficaz sobre vacinas em ambientes não formais. Espera-se que o conhecimento adquirido nesses ambientes seja compartilhado com seus familiares, aumentando a conscientização comunitária. Estudos sugerem que o envolvimento em atividades interativas pode resultar em uma retenção de conhecimento mais duradoura, o que é crucial para a formação de atitudes positivas em relação à vacinação. O projeto também considera o papel dos museus em desmistificar conceitos errôneos sobre vacinas. Muitos pais e responsáveis têm dúvidas e medos infundados sobre a segurança e eficácia das vacinas. Através de exposições e atividades educativas, o museu pode fornecer informações baseadas em evidências, ajudando a dissipar medos e incentivar a vacinação. Ao analisar o impacto de ambientes de ensino não formal, como museus, na educação sobre vacinas, questões cruciais incluem a retenção do conhecimento pelos alunos, a eficácia das oficinas de teatro de sombras em comparação com visitas tradicionais ao museu, e a transferência desse conhecimento para os responsáveis, resultando em aumento na taxa de vacinação. Além de beneficiar diretamente os alunos, o projeto visa envolver a comunidade local em eventos e atividades no museu, criando um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva sobre a saúde pública. A integração de métodos pedagógicos, como oficinas e o teatro de sombras, maximizará a retenção de informações e incentivará a visitação de pais e responsáveis ao museu, promovendo a educação intergeracional. Em resumo, o projeto " Teatro de Sombras, Saúde e Divulgação Científica " pretende criar um modelo eficiente de educação em saúde que possa ser replicado em outras regiões, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e saudável.

Beneficiário
Estudantes e professores do ensino fundamental de Alfenas e região, além da comunidade local.