LEITURAS E RELEITURAS DO MEDO - LITERATURAS DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Apresentação
Este projeto pretende gerar vários produtos (como falas, rodas de conversas, produções tecnológicas) que contemplem o estudo panorâmico da ficção de terror e horror na literatura, nas artes e na cultura, desde a antiguidade clássica até o século XXI, passando pela Idade Média, Renascença, o romance gótico do século XVIII, os Romantismos do século XIX, e a modernidade e pós-modernidade. Apresentação de como essa forma de ficção transgride normas artísticas e sociais tradicionais, emergindo como expressões do imaginário e como uma reação crítica a contextos dominados por totalitarismos, confinamentos e preconceitos contra a diversidade.

Objetivos
Analisar o terror e o horror como aspectos temáticos, estruturais e críticos na ficção, diferenciando suas anatomias em relação ao medo. Comparar gêneros e tipos de ficção de terror e horror, analisando obras que utilizem esses elementos estético-críticos.

Justificativa
O terror e horror desempenham papel fundamental não só como componentes da experiênca humana, mas também nas representações feitas delas na literatura e nas artes, refletindo aspectos críticos e temáticos que transcendem o mero entretenimento e dialogam diretamente com questões socioculturais profundas. Datando da antiguidade clássica até a contemporaneidade, composições nestes moldes tendem a transgredir normas tradicionais, na condicação de expressões poderosas do imaginário coletivo, muitas vezes mediante a atuação como reações críticas a contextos dominados por autoritarismo, preconceito e opressão. O presente projeto de extensão se justifica pela necessidade de compreender e explorar o impacto da literatura de terror e horror como um mecanismo crítico-estético, apto a abordar medos individuais e coletivos e expor tensões sociais e culturais ao longo dos séculos. A análise dessa forma de ficção em diferentes períodos históricos – desde a Grécia Antiga até o terror contemporâneo do século XXI – tornará possível identificar como esses gêneros contribuem para a quebra de normas artísticas e sociais e, assim, se prestam como janelas para questões como confinamento, opressão e exclusão de diversidades. Além disso, a proposta se alinha com uma abordagem comparativa que permite diferenciar as anatomias do medo nas narrativas de terror e horror, bem como analisar as estruturas literárias e estéticas dessas obras, o que contribuirá para ampliar o repertório crítico-cultural dos participantes. O intuito é promover uma imersão interdisciplinar, de tal modo que o projeto ofereça uma visão panorâmica que atravessa os campos da literatura, teoria literária, cultura e artes, sendo relevante para alunos e entusiastas que buscam entender as múltiplas dimensões do medo nas produções e experiências humanas.

Beneficiário
Alunos da UNIFAL e comunidade externa