PROJETO RONDON UNIFAL-MG

Apresentação
O Projeto Rondon é uma ação estratégica do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa e inclui diferentes pastas como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Educação; Ministério da Cidadania; Ministério da Saúde; Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Regional. É uma ação extensionista que surgiu em 1966 e tem sido desenvolvida desde então, se tornando uma dos mais antigas e importantes do país, dado o impacto que pode ser traduzido em número municípios contemplados (1320) e rondonistas participantes (25.127). O projeto Rondon busca atender comunidades em situação de vulnerabilidade social, oferecendo suporte em áreas essenciais e promovendo o desenvolvimento sustentável. Através de ações coordenadas entre universidade, ministério da defesa e comunidade, o projeto visa gerar impactos positivos na comunidade local e regional assistida.

Objetivos
1) Desenvolver a formação e a capacitação de agentes multiplicadores que contribuam para a melhoria do ensino fundamental, educação inclusiva, atendimento a portadores de necessidades educativas especiais; atividades de recreação nas escolas da rede municipal e ações de fomento à leitura. 2) Capacitar multiplicadores para que organizem campanhas junto aos agentes de saúde, mães, educadores, lideranças comunitárias e população em geral para a promoção da saúde materno-infantil. 3) Os multiplicadores capacitados pelo Projeto Rondon devem também atuar na formação de outros multiplicadores nas áreas da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, no combate ao trabalho infantil e escravo, na prevenção do uso do álcool e de drogas e na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes. 4) Aprimorar os conhecimentos dos já existentes incentivadores locais das praticas esportivas, auxiliando-os no planejamento de atividades esportivas. É também objetivo da nossa equipe capacitar nas escolas, creches e asilos, profissionais com conhecimentos básicos em nutrição, capazes de incentivar o uso de alimentos regionais e de dietas balanceadas para cada faixa etária, e finalmente pretendemos dar cursos específicos para os lideres locais que já promovem a expressão cultural, valorizando a cultura local e o intercâmbio de informações entre os diversos setores da comunidade. 5) Trabalhar junto aos diversos conselhos municipais, visando o aprimoramento de sua estrutura funcional e dando particular atenção à capacitação de servidores no levantamento de recursos junto ao governo estadual, federal e organizações internacionais. 6) Possibilitar aumento da renda familiar principalmente na zona rural. 7) Capacitar multiplicadores numa metodologia de alfabetização de adultos já adotada em várias regiões do país, obtendo ótimos resultados. 8) Finalmente dar aos nossos acadêmicos uma lição de vida e cidadania que não poderia ser oferecida com tal intensidade e abrangência dentro de nossa universidade.

Justificativa
O Projeto Rondon tem como principal foco a formação de multiplicadores nas áreas de educação, cultura, saúde, direitos humanos e justiça social, comunicação, meio Ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Este enfoque na formação de multiplicadores locais se justifica pela baixa renda da população local, pela falta de investimentos eficazes na educação, pelas deficiências no saneamento básico e pela precariedade dos atendimentos na área da saúde. Estes fatores causam doenças, educação deficitária e se desdobram em efeitos ainda mais deletérios – prostituição, tráfico de drogas, violência, gravidez na adolescência, trabalho infantil e outras tantas mazelas noticiadas diariamente pela mídia nacional. O estudo da região abrangida e o históricos das ações do Projeto Rondon demonstram que podemos e devemos atuar formando multiplicadores que auxiliem a população na busca de soluções para os problemas nas áreas citadas.

Beneficiário
População do município selecionado para a atuação da equipe. Esta seleção é realizada pelo Ministério da Defesa e Governo Federal.