Apresentação
A expansão do setor cervejeiro nos últimos anos desdobra-se em novas possibilidades para consumidores e oportunidades para produtores caseiros, microcervejarias e demais. Imersos neste cenário, os domínios científicos da Bioquímica, Química, Física, Nutrição, Geociências, Administração e outros revelam-se ferramentas interdisciplinares valiosas, dedicadas ao aprimoramento da produção e à elevação da qualidade das cervejas. Paralelamente, auxiliam o público na aquisição de uma apreciação mais informada e na seleção criteriosa dos produtos cervejeiros. Propõe-se o desenvolvimento desses conceitos de maneira envolvente para toda a comunidade interessada. Mediante interações on-line, oficinas presenciais, materiais didáticos robustos e outras atividades interativas tanto digitais quanto presenciais, pretendemos fomentar uma atmosfera de aprendizado e troca de conhecimentos, impulsionando assim, uma apreciação mais profunda e uma produção cervejeira inovadora
Objetivos
Geral: Apresentar e discutir com a comunidade interessada em produção cervejeira os fundamentos da cultura e produção cervejeira, desde a sustentabilidade na produção até o apoio pelos órgãos públicos às cervejarias, buscando conexões com os conhecimentos científicos que possibilitem o aprofundamento na temática e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas relacionados à produção e análise sensorial. Específicos: 1. Identificar os interesses da comunidade relacionados à produção cervejeira; 2. Disseminar a cultura cervejeira com embasamentos científicos; 3. Discutir e aprofundar os conceitos e práticas sobre os insumos e produção cervejeira cervejeira; 4. Contribuir com a formação dos estudantes de graduação de disciplinas optativas na área cervejeira; 5. Conectar-se com os projetos de pesquisa sobre cerveja, visando a conexão destes projetos com a comunidade; 6. Atualizar o mapa dinâmico das cervejarias de Minas Gerais; 7. Mapear o panorama das políticas públicas de apoio às cervejarias em Minas Gerais; 8. Contribuir na formação da comunidade acadêmica e externa à academia interessada na produção cervejeira.
Justificativa
O crescimento das cervejarias no Brasil, entre os anos de 2002 e 2023 foi relevante, sendo que os dados públicos do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) indicaram um aumento do número de 1847 cervejarias registradas no Brasil, sendo 235 somente no estado de Minas Gerais, um dos estados onde houve maior crescimento e o terceiro com mais cervejarias do Brasil. Nesse contexto, tem-se uma demanda muito grande por profissionais que dominem as diversas áreas relacionadas, desde a produção dos insumos, da bebida, avaliações sensoriais, serviço, administração etc. Os conhecimentos científicos de Bioquímica, Química, Física, Microbiologia, Botânica, dentre outros, são vitais para a produção cervejeira, auxiliando os profissionais e cervejeiros artesanais na resolução de problemas do dia-a-dia cervejeiro, contribuindo para melhoria da qualidade das bebidas produzidas. Destacamos que, durante o projeto Cerveja com Ciência nos últimos quatro anos, tivemos 833 inscrições no grupo no facebook, 1.266 no Instagram e 340 no Youtube. Além desses canais de comunicação, há o website, postagens no Linkedin, Twitter, Whatsapp, Google Books e Google Maps, sendo que, entre janeiro e setembro de 2024 foram 76.935 acessos (8.548 por mês). No total, o projeto já apresenta 81 infográficos, 5 ebooks, 1 livro físico, 5 boletins, duas fichas de produção, um mapa interativo das cervejarias de Minas Gerais e um mapa de calor, além de outros conteúdos no site e séries de postagens nas redes sociais (RetroBeer e Explora+). A avaliação de algumas atividades, como as visitas técnicas, e atividades da semana da fermentação indicou a ótima qualidade técnica e a relevância para a formação, assim como que teriam muito alta chance de se inscrever em outras atividades do projeto. Além disso, a disciplina Ciência da cerveja passou a ter 10h como atividade de extensão, dessa forma, a disciplina iniciada em 2022, além da nova disciplina optativa sobre sustentabilidade na produção cervejeira. Outro destaque foram as visitas virtuais em cervejarias, o que permitiu aproximar os microcervejeiros dos estudantes da Unifal-MG e demais membros da comunidade externa. Durante os anos do projeto, diversos professores de outras instituições foram se juntando em nosso trabalho, contribuindo em diversas produções pontuais, destacando a série microrganismos na produção cervejeira, na qual desenvolvemos os infográficos e boletins sobre a temática e, para 2025, prevemos dois e-book (sustentabilidade cervejeira e sais na produção), além de um amplo mapeamento das políticas públicas para apoio às cervejarias em Minas Gerais. Nesse sentido, tem-se na universidade possibilidades de conectar estes conhecimentos acadêmicos com a comunidade para melhoria da qualidade das bebidas e desenvolvimento de novos produtos, assim como da degustação pelo público geral, promovendo atividades de formação inicial e continuada presenciais e a distância.
Beneficiário
Pretende-se que participem do projeto estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, cervejeiros caseiros, responsáveis técnicos por microcervejarias, donos de microcervejarias e pessoas/empresas interessadas em iniciar no ramo e prefeituras que desejam apoiar cervejarias.