O FUNDAMENTAL NA MATEMÁTICA

Apresentação
O conhecimento de Matemática Básica é essencial para a educação e a cidadania. No entanto, muitos estudantes e egressos dos ensinos Fundamental e Médio enfrentam dificuldades ou possuem lacunas de aprendizado, o que pode prejudicar seu desempenho acadêmico e futuro profissional. A criação de um canal no YouTube voltado para Matemática Básica busca democratizar o acesso a esse conhecimento, oferecendo conteúdo de qualidade e de forma gratuita, permitindo que os interessados estudem no seu próprio ritmo. A escolha do YouTube como plataforma de divulgação/compartilhamento visa alcançar um público mais amplo, incluindo estudantes de baixa renda ou residentes em áreas remotas. O formato digital foi adotado para expandir o alcance do projeto, promovendo a melhoria da qualidade do ensino através dos vídeos explicativos, exercícios práticos e interação direta com os espectadores.

Objetivos
O objetivo deste projeto é oferecer vídeos com uma linguagem acessível ao público-alvo, visando atender estudantes que enfrentam dificuldades em tópicos de matemática abordados na escola. A expectativa é que o material não apenas apoie a sociedade em geral, mas, em particular, auxilie os alunos da UNIFAL-MG, especialmente aqueles matriculados em cursos que possuem disciplinas de ciências exatas em suas grades curriculares. Os objetivos específicos da proposta são: 1) criar um material de Matemática Básica de alta qualidade e fácil acesso, disponível para todos que tenham dúvidas sobre conceitos elementares da disciplina; 2) desenvolver um conteúdo que explique os conceitos matemáticos de maneira clara, objetiva e didática; 3) oferecer, sempre que possível, uma contextualização prática dos conceitos matemáticos, mostrando suas aplicações no cotidiano; 4) disponibilizar à comunidade, em especial aos que enfrentam dificuldades com temas de Matemática abordados nos ensinos Fundamental e Médio, uma alternativa complementar às explicações dadas pelos professores em sala de aula; 5) contribuir para a formação dos alunos envolvidos no projeto, tanto no que se refere à compreensão dos temas abordados nos vídeos quanto ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, tornando-os capazes de transmitir conhecimento de forma clara e acessível; 6) possibilitar que os alunos participantes adquiram conhecimento e habilidades no uso de ferramentas digitais, necessárias para a edição e compartilhamento de vídeos educativos. Essa iniciativa visa, assim, não apenas a ampliação do acesso ao conhecimento, mas também o desenvolvimento de competências essenciais tanto para os criadores do conteúdo quanto para os espectadores. Além de fortalecer uma nova perspectiva de ensino, o projeto busca auxiliar estudantes que, de outra forma, poderiam ter dificuldades em acompanhar os conteúdos de Matemática, promovendo, assim, uma educação mais inclusiva e abrangente.

Justificativa
A justificativa para a criação de um canal no YouTube voltado para o ensino de Matemática Básica, especialmente quando desenvolvido por uma instituição pública federal, se fortalece ainda mais diante do cenário educacional brasileiro, que enfrenta desafios crescentes no aprendizado dessa disciplina que é essencial para o pleno gozo da cidadania. Avaliações nacionais e internacionais mostram que os estudantes brasileiros têm dificuldades significativas em Matemática, impactando diretamente seu desempenho acadêmico e suas oportunidades profissionais. O Programme for International Student Assessment (PISA), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coloca o Brasil entre os últimos colocados no ranking global de desempenho em matemática, com a maioria dos alunos apresentando proficiência abaixo do nível básico, o que compromete sua capacidade de realizar operações simples e resolver problemas de raciocínio lógico (OCDE, 2018). No contexto nacional, os dados da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) confirmam essa tendência preocupante, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) apontando que mais de 70% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental não atingem o nível de proficiência esperado em Matemática (INEP, 2020). Esse quadro reflete as limitações do sistema educacional brasileiro, que, embora tenha ampliado o acesso à educação, ainda não consegue garantir a qualidade para todos. A disparidade entre estudantes de escolas públicas e privadas agrava ainda mais essa situação. Cerca de 88% dos alunos do ensino médio no Brasil são provenientes de escolas públicas, e seu desempenho é, em média, inferior ao dos estudantes de escolas particulares, principalmente devido à falta de recursos pedagógicos adequados, professores qualificados e materiais de apoio que facilitem a compreensão dos conteúdos (Barbosa, 2017). Essa desigualdade revela a necessidade urgente de democratizar o acesso ao conhecimento, principalmente em áreas de maior dificuldade, como a Matemática. Um canal no YouTube dedicado ao ensino de Matemática Básica, desenvolvido e mantido por uma instituição pública federal, confere uma chancela de qualidade ao material disponibilizado. Essa credibilidade institucional é fundamental, pois, embora a internet seja rica em conteúdos educacionais, nem sempre a qualidade desses materiais é assegurada. A produção de conteúdo por uma instituição federal garante que os vídeos sejam pautados por rigor acadêmico e pedagógico, o que proporciona uma experiência de aprendizado confiável e consistente para os alunos. Esse diferencial de qualidade é algo que nem sempre é encontrado em vídeos disponíveis na internet, onde a precisão e a clareza dos conceitos muitas vezes podem ser comprometidas. Além disso, o formato de vídeo no YouTube oferece vantagens pedagógicas significativas. Os alunos podem assistir ao conteúdo no próprio ritmo, pausando e revisando quantas vezes for necessário, até compreenderem plenamente os conceitos apresentados. Essa flexibilidade é especialmente útil para alunos que têm dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas presenciais, nas quais nem sempre há tempo suficiente para esclarecer todas as dúvidas (Prensky, 2010). O canal contribuiria diretamente para a melhoria da educação no Brasil, ao proporcionar um recurso gratuito e de qualidade que complementa o ensino formal. Ele pode ser utilizado por alunos atualmente matriculados e por egressos do ensino médio que, por diversas razões, não conseguiram adquirir uma base sólida em Matemática durante sua formação escolar. A proposta do canal inclui explicações claras e objetivas sobre os principais tópicos de Matemática Básica, acompanhadas de exemplos práticos que facilitam a compreensão. Além disso, seriam oferecidos exercícios com resoluções detalhadas, permitindo que os alunos testem seus conhecimentos e identifiquem áreas em que precisam melhorar. Essa iniciativa é uma ferramenta de apoio essencial para estudantes que não têm acesso a aulas particulares ou materiais de reforço (Zabala, 1998). Além de melhorar o desempenho acadêmico individual, o projeto contribuiria para a redução das desigualdades educacionais no Brasil. Muitos estudantes de escolas públicas enfrentam sérias limitações em termos de infraestrutura e recursos pedagógicos, e a disponibilização de conteúdo gratuito e acessível por meio de um canal no YouTube oferece a esses alunos uma oportunidade de acesso a materiais de alta qualidade, permitindo que eles concorram em condições mais equitativas com alunos de escolas privadas (Carneiro, 2016). A democratização do acesso ao conhecimento matemático, apoiada pela credibilidade de uma instituição pública federal, pode ajudar a superar as barreiras impostas pela falta de recursos, melhorando as perspectivas acadêmicas e profissionais dos alunos (Lemos, 2019).

Beneficiário
Projetos de difusão do conhecimento beneficiam a sociedade como um todo. Especificamente neste projeto, os principais beneficiários serão aqueles com dúvidas e dificuldades na aprendizagem de matemática, o que pode incluir os alunos que estudam na UNIFAL-MG.