CONTAR E DIZER HISTÓRIAS INFANTIS

Apresentação
Trata-se de um projeto de extensão com objetivo de preparar os alunos de Pedagogia e Letras para compreensão das diferenças entre o dizer e o contar e, na sequência organizar atividades de leitura em voz alta e contação de histórias para crianças da educação infantil das escolas municipais de Alfenas. Na educação infantil há uma diversidade de práticas capazes de promover a educação literária das crianças, mesmo antes de estarem alfabetizadas. Duas delas acontecem a partir da oralização de textos (para este projeto prioriza-se textos literários), trata-se da proferição (leitura em voz alta) e da contação de histórias.

Objetivos
O projeto tem como objetivo preparar professores, alunos de Pedagogia e Letras para compreensão das diferenças entre o dizer e o contar. Discutir a diferença entre os recursos e técnicas para a contação de histórias e evidenciar a importância da entonação da voz no dizer de um texto. Ampliar o impacto das ações de extensão da UNIFAL-MG na sociedade estabelecendo relações dialógicas entre a comunidade e a Universidade. Contar e dizer histórias, além de resgatar a função oral nas instituições escolares podem fomentar a interação dialógica entre o público interno (alunos da licenciatura) e externo (docentes da educação básica) à Universidade, fortalecendo o protagonismo dos participantes por meio das práticas pedagógicas diferenciadas e elaboradas como ações de extensão.

Justificativa
Ler em voz alta, ou dizer o escrito exige preparação e performance, pois durante a proferição a criança compreenderá o texto a partir da voz de quem lê e esta atividade pode ser uma forte influência na futura vida leitora das crianças. Na contação de histórias, o “contador” tem mais liberdade na oralização, podendo contar um texto de memória, verbalizando-o ou utilizando-se de recursos pedagógicos como: fantoches, flanelógrafo, tapete e avental de contação entre outros. Tais práticas orientam os pequenos na compreensão oral de textos, percebem que as narrativas têm começo, meio e desfecho, tal entendimento auxiliará as crianças na produção de textos escritos, quando estiverem alfabetizadas e escrevendo. Com fundamento na perspectiva da educação literária, nas salas de aula onde a literatura é empregada com frequência, crianças e professores praticam atividades de leitura todos os dias. O professor escolhe uma história, que pode ou não estar relacionada com matéria do currículo escolar; a seguir, escolhe uma maneira de ler. Entre variadas técnicas para o incentivo da leitura e à fomentação do gosto, é possível mencionar a leitura em voz alta (read aloud), o teatro da leitura (reader’s theatre), o contar histórias (storytelling), o conte e desenhe (tell and draw), a participação de fantoches (puppetry), os círculos literários (literature circle), a leitura com amigos (buddy reading), a leitura de poesia e planejamento de uma unidade poética (poetry unit), dentre as mais usadas. Tais abordagens farão parte do nosso projeto, sendo que a escolha de cada técnica leva em conta o desenvolvimento, o interesse e a faixa etária dos alunos.

Beneficiário
Os beneficiários serão professores de educação infantil de Alfenas, alunos dos cursos de licenciatura da UNIFAL-MG principalmente de Pedagogia e de Letras.