ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DE PORTUGUÊS

Apresentação
Este projeto tem como foco os eixos da oralidade, da escrita e da leitura na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um enfoque fundamental para a Educação Básica tendo em vista a importância dos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para a formação cidadã dos estudantes. Sabe-se que a formação leitora e voltada para a produção de textos, orais e escritos, são fundamentais para que nossos estudantes possam posicionar-se diante das informações que circulam em diferentes suportes escritos e possam apreciar o valor estético-artístico da intensa produção literária nacional, oriunda das diferentes regiões brasileiras e caracterizada de diversos modos ao longo do tempo. A presente proposta vem para potencializar as práticas de oralidade, escrita e leitura em escolas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, englobando análise e elaboração de materiais didáticos, intervenções em aulas, dentre outras ações.

Objetivos
1) Planejar aulas de oralidade, leitura e escrita, considerando as demandas apresentadas pelas entidades parceiras e o referencial teórico-metodológico deste projeto; 2) Promover o protagonismo dos licenciandos da UNIFAL, participantes do projeto, nas intervenções didáticas sobre a temática deste projeto; 3)Construir novos conhecimentos sobre oralidade, leitura e escrita, em conjunto com discentes da UNIFAL e com docentes e gestores das escolas parceiras.

Justificativa
Este projeto justifica-se porque há o interesse tanto das entidades parceiras quanto da coordenação desta proposta de darem continuidade às ações iniciadas no segundo semestre de 2024, haja vista que tais ações significaram profícuo diálogo entre universidade e escolas da Educação Básica, no que se refere ao compartilhamento de práticas pedagógicas e referenciais curriculares e teórico-metodológicos relativos ao ensino de oralidade, da leitura e da escrita. Justifica-se a importância deste compartilhamento de práticas pedagógicas e referenciais, considerando-se a necessidade de o ensino de oralidade, escrita e leitura, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, renovar-se tendo em vista parâmetros conceituais e metodológicos condizentes com os avanços científicos e acadêmicos no campo do ensino de Língua Portuguesa. No tocante a isso, iniciamos relembrando que, historicamente, a Educação Infantil vem se pautando pelo cuidado com os estudantes, especialmente com os bebês, deixando, por vezes, de favorecer o educar. Esse eixo educativo mostra-se cada vez mais necessário para os primeiros segmentos da Educação Infantil, de 0 a 3 meses e 11 anos. A renovação da prática pedagógica para esse público exige saberes teórico-metodológicos que se alicercem em concepções que tomem a criança também como produtora de sentidos, desde a mais tenra idade, o que, no presente projeto, alinha-se a referencial que propõe a linguagem enquanto interação (BAKHTIN, 2006). Esse referencial põe-se na base do entendimento de que a linguagem não se restringe à palavra falada e que, nesse sentido, os bebês expressam-se e interagem muito antes de falarem. A presente proposta justifica-se, dentre outros motivos, por ter em vista a elaboração e a realização de intervenções pedagógicas renovadoras no sentido de incorporarem o potencial de interagir das crianças, desde os primeiros meses de vida. Tal interação tem como foco a imprescindibilidade da oralidade para o desenvolvimento infantil, assim como, ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, também devem ser favorecidos os conhecimentos de leitor e de escritor. Sobre o ensino da leitura e da escrita proposto neste projeto, seguimos relembrando que ainda há práticas que priorizam a cópia, desfavorecendo posicionamentos autorais ou de caráter crítico ou estético nos processos de aquisição inicial da escrita. Tendo em vista esse contexto, o presente projeto justifica-se por referenciar-se em bibliografia científico-acadêmica balizada por conceitos e metodologias que privilegiam a constituição de comunidades de leitores e escritores que venham, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciar práticas de leitura e de escrita em que a interação substitua a cópia e nas quais o interesse dos estudantes possa ser estimulado por meio de acesso a textos que demonstrem riqueza linguística, discursiva e cultural.

Beneficiário
Estudantes, docentes e gestores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como acadêmicos de licenciatura em Pedagogia e de outras licenciaturas que se alinhem à proposta deste projeto.