Apresentação
A educação superior deve integrar diversas estratégias, dinâmicas e ferramentas, incluindo jogos com suas regras, para oferecer aos estudantes uma variedade de opções e caminhos. Isso permite que cada um escolha o que mais se alinha à sua visão de mundo e às situações desafiadoras que enfrentará na vida e no mercado de trabalho. Em essência, educar é preparar para a vida. No contexto educativo, a ludicidade se destaca, pois a interação afetiva durante o processo de ensino-aprendizagem é considerada mais eficaz para a compreensão e a transformação de comportamentos do que a transmissão mecânica de informações. Essa abordagem tem conquistado cada vez mais defensores, enfatizando as atividades lúdicas, como os jogos, no desenvolvimento humano, incluindo o de universitários.
Objetivos
Motivar a elaboração de jogos por meio de conteúdos em Fisiologia. Criar ambiente e materiais para tal motivação, realizar grupos de estudos e oficinas práticas.
Justificativa
É fato que a maioria das crianças e jovens de hoje em dia estão cada vez mais familiarizadas com a tecnologia e passam grande parte do tempo utilizando dispositivos eletrônicos. Além disso, no cenário atual, pós-pandemia, observou-se que muitos recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inclusão de um jogo digital como ferramenta educacional se mostra muito pertinente e vantajosa. Um jogo digital pode permitir o acompanhamento do desempenho dos estudantes de forma automática e em tempo real. Através de indicadores presentes no jogo, é possível identificar dificuldades específicas e oferecer atividades adicionais ou reforço no conteúdo apropriado para cada aluno. Logo, pode agilizar e facilitar o trabalho do professor, contribuindo para a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. A fisiologia humana é uma das disciplinas mais complexas da estrutura curricular de vários cursos de graduação, logo um jogo digital bem elaborado pode possibilitar a aplicação de conceitos teóricos de forma prática e interativa, proporcionando um ambiente de aprendizagem lúdico e divertido. Dessa forma, os estudantes adquirem conhecimentos de maneira mais descontraída, o que pode aumentar o interesse e a motivação em relação aos conteúdos abordados e ao próprio curso de graduação. Dentre os eixos temáticos exigidos na referida disciplina, a fisiologia respiratória foi escolhida como tema deste estudo, pois além da orientação possuir vasta experiência prévia, pesquisas envolvendo ensino-aprendizagem desta são limitadas.
Beneficiário
Estudantes que estão cursando a disciplina de fisiologia na graduação ou pós-graduação, professores e pesquisadores de áreas relacionadas e pessoas da interessadas no tema sobre o sistema respiratório.