FLORESCER: NUTRIÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE

Apresentação
Propõe-se realizar atividades de atendimento nutricional a nível ambulatorial, à comunidade universitária e à população do município de Alfenas, principalmente, estudantes acompanhados pelo Programa NAESI, visando prevenir e/ou tratar doenças que têm na dieta um fator causal, estimulando práticas alimentares saudáveis para a vida. Ainda, ação visa à promoção da saúde e qualidade de vida e autonomia das escolas municipais da cidade Alfenas-MG em relação ao tema “cuidados para saúde”, que serão conduzidas ações de vigilância alimentar e nutricional (VAN). Os atendimentos serão individuais, no Laboratório de Avaliação Nutricional da Faculdade de Nutrição da UNIFAL e em paralelo, oficinas educativas ao público atendido interessado e avaliação do estado nutricional dos escolares. Assim, procura-se atender as diretrizes específicas de natureza acadêmica, referentes ao cumprimento ao preceito da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; a interdisciplinaridade.

Objetivos
• Elaborar o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; • Elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional; • Registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo serviço e aprovado pela Instituição; • Promover educação alimentar e nutricional para clientes/pacientes, familiares ou responsáveis; • Estabelecer receituário individualizado de prescrição dietética, para distribuição ao cliente/paciente; • Encaminhar aos profissionais habilitados os clientes/pacientes sob sua responsabilidade profissional, quando identificar que as atividades demandadas para a respectiva assistência fujam às suas atribuições técnicas; • Prescrever suplementos nutricionais, bem como alimentos para fins especiais, em conformidade com a legislação vigente, quando necessários à complementação da dieta;; • Garantir ao estudante supervisão frequente e sistemática, de forma ética, orientando sobre a importância em observar os princípios e normas contidas no Código de Ética do Nutricionista; • Contribuir para a formação técnico-científica do estudante, facilitando o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural de alunos sob sua orientação ou supervisão; . Classificar o estado nutricional de escolares.

Justificativa
A dieta habitual dos brasileiros, composta por diversas influências, é, atualmente, caracterizada por uma combinação de uma dieta dita “tradicional” (baseada no arroz com feijão) com alimentos classificados como ultraprocessados, com altos teores de gorduras, sódio e açúcar e com baixo teor de micronutrientes e alto conteúdo calórico. Esse perfil alimentar contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e de doenças causadas por deficiência de vitaminas e minerais. Ainda, a tendência secular dos indicadores antropométricos mostra aumentos contínuos de excesso de peso e obesidade na população infantil e adulta brasileira. Com relação às doenças relacionadas às deficiências de micronutrientes, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher, realizada em 2006, reafirmou que as deficiências de ferro e vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil: 17,4% das crianças e 12,3% das mulheres em idade fértil apresentam hipovitaminose A, enquanto 20,9% e 29,4% desses grupos populacionais, respectivamente, apresentam anemia por deficiência de ferro. Estudos regionais apontam para uma prevalência média de cerca de 50% de anemia ferropriva em crianças menores de cinco anos de idade (Brasil, 2009, Lima et al., 2018). Tendo em vista a atual situação alimentar e nutricional do País, a vulnerabilidade nutricional da população de Alfenas e a inexistência de atendimento nutricional gratuito no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município, principalmente, para os comuinidade escolar, torna-se evidente a necessidade de organização dos serviços de saúde para atender às demandas geradas pelos agravos relacionados à má alimentação, tanto em relação ao seu diagnóstico e tratamento quanto à sua prevenção e à promoção da saúde. Diante disso, a saúde envolve tanto a teoria quanto a prática interdisciplinar, pois a inserção da Nutrição, enquanto ciência e profissão, no setor de educação, certamente contribuirá com a melhoria do estado de saúde da população. Dessa maneira, podendo contribuir com o debate sobre efetividade do PNAE como ferramenta para implementação do ODS 2 [Fome Zero e Agricultura Sustentável] e ODS 3 [Saúde e bem estar] nas escolas públicas.

Beneficiário
A comunidade universitária e a população do município de Alfenas- MG (criança, adolescente, adultos, idosos e gestantes) encaminhados pelas unidades de saúde do município, pela escola da rede municipal, pela clínica de fisioterapia e de especialidades da UNIFAL-MG.